EMERGÊNCIA

PAM 24h atende mais de 7 mil pacientes no recesso das UBS

Data de publicação: 08/01/2026

imagem externa do pronto atendimento com duas ambulâncias estacionadas na frente

Enquanto as unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama estiveram fechadas em parte de dezembro, devido às férias coletivas do funcionalismo público, o Pronto Atendimento Municipal 24h (PAM) prestou um serviço de excelência aos pacientes e realizou 7.548 atendimentos médicos com alto índice de satisfação e resolutividade.

Desse total, conforme a classificação de risco, 10 pacientes chegaram em condição de alto risco à saúde e à vida (indicado pela cor vermelha) e 50 em risco moderado a alto (laranja), enquanto 2.194 foram recebidos com risco moderado (amarela) e 5.294 com risco leve (classificação azul/verde). Durante todo o mês de dezembro, foram 13.165 pacientes atendidos.

“Foi um grande volume de atendimentos no período de férias das UBS, mas com o reforço estrutural, no quadro pessoal e com dedicação e empenho dos servidores, conseguimos atender a todos de forma ágil e humanizada”, avaliou a secretária municipal da Saúde, Lisbeth Scanavaca, ao parabenizar a coordenação e todos os funcionários pelo ótimo desempenho. Ela lembrou que ao longo de janeiro, 10 UBS (nove na cidade e uma em Serra dos Dourados) atendem com horário estendido – das 7h30 às 19h30, sem intervalo, para agilizar as consultas médicas.

Como mostram os números, mais uma vez o Pronto Atendimento comprovou sua capacidade em atender grandes volumes. Além da atenção médica, entre os dias 19/12 a 05/01 a farmácia do PAM atendeu a 5.402 pacientes, dispensou 15.530 doses de medicamentos e 27.412 insumos foram utilizados. O setor de nutrição teve 26 atendimentos, sete avaliações completas e serviu 1421 refeições para médicos e funcionários.

O serviço social atendeu 27 pessoas, realizou três cadastros na Central de Leitos e encaminhou 18 internações/demandas gerais, além de um paciente encaminhado para consulta em outro serviço de saúde. Na enfermagem, o tempo médio de espera na triagem ficou em 7min32s e houve 328 transferências. Os médicos realizaram 8.602 atendimentos, com tempo médio de espera de 31min.

PESQUISA

A coordenadora do Pronto Atendimento 24h, Cintia Braga, destaca a importância dos usuários responderem à pesquisa de satisfação disponível em todos os setores. “Na recepção existe o QR Code para facilitar a consulta”, disse. O objetivo da pesquisa é subsidiar a equipe para melhorar os serviços prestados à população e o atendimento em geral.

“As poucas pessoas que responderam demonstraram satisfação total com o atendimento, mas precisamos ouvir mais pessoas para uma visão geral do trabalho e para melhoramos onde for necessário”, completou.

Compartilhar: