CONSCIENTIZAÇÃO
Dia Nacional de Combate à Dengue teve passeata no centro
Data de publicação: 10/11/2025
A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, junto com o Conselho Municipal de Combate à Dengue, promoveu uma passeata pela avenida Paraná, na manhã do último sábado (8), logo após a abertura do comércio. O Ministério da Saúde instituiu o 8/11 como Dia Nacional de Combate à Dengue e estimula a realização de ações coletivas de conscientização sobre a doença e o combate ao mosquito transmissor. Em Umuarama a passeata iniciou na sede da Secretaria Municipal de Saúde e percorreu a avenida Paraná até a Praça da Bíblia, com participação da Fanfarra do Colégio Estadual Lourenço Filho, de Serra dos Dourados; do ‘mosquitão’ da dengue e do ‘super-agente’, desfilando em carro aberto; dos agentes de combate a endemias; e de alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal. A estimativa de participação foi de 180 pessoas. “O alerta é importante porque Umuarama soma hoje 587 casos positivos de dengue, de um total de 2.316 notificações acumuladas de janeiro ao início de novembro deste ano”, informou a coordenadora da Vigilância Ambiental do município, Regiani Santos da Silva. Segundo ela, a passeata cumpriu seus objetivos. “Com certeza o público-alvo atingido foi maior do que se tivéssemos feito alguma ação estática. Notamos que a população observou tudo enquanto os participantes passavam. Alguns até filmaram e esse compartilhamento é positivo para nós, enquanto atuamos na prevenção”, disse. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Renata Pittito, acompanhou a ação e disse que ela dá mais visibilidade ao trabalho preventivo dos agentes de endemias. “Muitas pessoas viram a passeata e os alertas estampados nas faixas, sobre a importância do combate coletivo ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor de várias doenças”, destacou. Além da dengue, o mosquito transmite também o zika vírus, a febre chikungunya e até mesmo a febre amarela urbana, por isso é extremamente importante a união de esforços no combate à proliferação do vetor, eliminando todos os possíveis os criadouros (recipientes com água parada) nos imóveis.
A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, junto com o Conselho Municipal de Combate à Dengue, promoveu uma passeata pela avenida Paraná, na manhã do último sábado (8), logo após a abertura do comércio. O Ministério da Saúde instituiu o 8/11 como Dia Nacional de Combate à Dengue e estimula a realização de ações coletivas de conscientização sobre a doença e o combate ao mosquito transmissor.
Em Umuarama a passeata iniciou na sede da Secretaria Municipal de Saúde e percorreu a avenida Paraná até a Praça da Bíblia, com participação da Fanfarra do Colégio Estadual Lourenço Filho, de Serra dos Dourados; do ‘mosquitão’ da dengue e do ‘super-agente’, desfilando em carro aberto; dos agentes de combate a endemias; e de alunos do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal.
A estimativa de participação foi de 180 pessoas. “O alerta é importante porque Umuarama soma hoje 587 casos positivos de dengue, de um total de 2.316 notificações acumuladas de janeiro ao início de novembro deste ano”, informou a coordenadora da Vigilância Ambiental do município, Regiani Santos da Silva.
Segundo ela, a passeata cumpriu seus objetivos. “Com certeza o público-alvo atingido foi maior do que se tivéssemos feito alguma ação estática. Notamos que a população observou tudo enquanto os participantes passavam. Alguns até filmaram e esse compartilhamento é positivo para nós, enquanto atuamos na prevenção”, disse.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Renata Pittito, acompanhou a ação e disse que ela dá mais visibilidade ao trabalho preventivo dos agentes de endemias. “Muitas pessoas viram a passeata e os alertas estampados nas faixas, sobre a importância do combate coletivo ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor de várias doenças”, destacou.
Além da dengue, o mosquito transmite também o zika vírus, a febre chikungunya e até mesmo a febre amarela urbana, por isso é extremamente importante a união de esforços no combate à proliferação do vetor, eliminando todos os possíveis os criadouros (recipientes com água parada) nos imóveis.
Ver fotos no Flickr