
Notícia
Campanha já arrecadou mais de 200 potes de vidro para distribuição de leite materno

Em duas semanas, a campanha “Agosto Dourado”, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu arrecadar pouco mais de 200 potes de vidro, que serão utilizados no armazenamento de leite materno, para posterior distribuição aos recém-nascidos em Umuarama. A ação é um estímulo ao aleitamento materno e busca abastecer os estoques do Posto de Coleta, que fica no Hospital Norospar.
O “Agosto Dourado” é promovido na cidade em parceria com a 12ª Regional de Saúde, Unipar (Universidade Paranaense), Maternidade Municipal (Hospital Norospar), Rotary Clube Catedral e dentistas das unidades básicas de saúde do município. Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora de Atenção Primária em Saúde, disse que a meta é arrecadar 500 potes até o final do mês e, desta forma, conta com a participação de toda a comunidade.
Os potes podem ser comuns, de qualquer tamanho, com ou sem tampas. “Nós aumentamos os postos de coleta, que são todas as unidades básicas de saúde do município. Peço às pessoas que puderem, que arrecadem com os vizinhos, juntem os potes, e levem à UBS mais próxima. Com certeza é muito importante esse trabalho”, assinala.
Ela detalha as etapas que compõem o processo: as equipes do Posto de Coleta fazem uma primeira esterilização e os potes são enviados pela Regional de Saúde para Cascavel à Central do Banco de Leite. Lá, eles são novamente esterilizados e voltam para que possam ser entregues às mães. “Elas coletam o leite e repassam para os bebês que necessitam. Lembrando que o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil”, observa Maristela.
Em Umuarama, gestantes e puérperas recebem apoio de profissionais de saúde – médicos, enfermeiras, nutricionistas, obstetras etc – em todas as UBS e quem encontra qualquer dificuldade no processo de amamentação, será atendida de forma especial. O Posto de Coleta de Leite Materno de Umuarama funciona dentro da Maternidade Municipal e hoje capta 60 litros por mês.