TUBERCULOSE

Ambulatório inicia ciclo de educação permanente nesta sexta-feira

Data de publicação: 10/09/2026

imagem do médico palestrante falando diante de um painel

Neste mês, o Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde realizará um ciclo de educação permanente com foco na tuberculose. As palestras serão ministradas pelo clínico geral Celso José Gomes aos servidores públicos, médicos e enfermeiros que atuam na atenção primária, em contato direto com a população nas unidades básicas de saúde (UBS).

A capacitação em educação permanente voltada à tuberculose terá três encontros presenciais – o primeiro deles nesta sexta-feira, 10, no auditório da Secretaria de Saúde, no horário das 13h30 às 16h. Os demais também serão nas próximas sextas-feiras.

Dr. Celso Gomes atualizará os conhecimentos das equipes sobre a doença, que tem importante impacto na saúde pública, apesar de ter diagnóstico e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com alto índice de cura. A tuberculose atinge principalmente os pulmões e é transmitida por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas contaminadas pelo bacilo de Koch.

O Paraná registrou 2.707 casos novos de tuberculose em 2024, contra 2.642 em 2023. O número de mortes caiu de 210 para 193 no mesmo período. A 12ª Regional de Saúde de Umuarama esteve entre as regiões paranaenses com maior incidência da doença naquele ano, o que reforça a necessidade de manter a vigilância, a busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios e o diagnóstico precoce.

Por isso, o município desenvolve ações de orientação e acompanhamento por meio do ambulatório. “Além de capacitar servidores, orientamos a população a ficar atenta aos sintomas, como tosse persistente (três semanas ou mais), febre no período da tarde, suor noturno, cansaço, falta de apetite e emagrecimento”, alerta a secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca.

Diante de sintomas suspeitos, a recomendação é procurar a unidade de saúde de referência para consulta médica, principalmente se a tosse for persistente, e garantir que o tratamento seja feito corretamente até o fim.

Compartilhar: