Recapeamento da avenida Paraná será concluído ainda nesta semana

23 de mar de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Recapeamento da avenida Paraná será concluído ainda nesta semana
Recapeamento da avenida Paraná será concluído ainda nesta semana

Uma das vias mais importantes do trânsito urbano de Umuarama está recebendo recapeamento asfáltico, visando dar mais conforto e segurança aos usuários, e a previsão de conclusão é a próxima sexta-feira, 23. No último dia 8, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos iniciaram o trabalho nas proximidades do Lago Aratimbó, no cruzamento com a rua Belo Horizonte.

No sentido ao shopping, o recapeamento estendeu-se até a Estrada Bonfim (altura do viaduto). No sentido contrário, o serviço será executado até o cruzamento com a avenida Leonildo Steca, na saída do Jardim Cruzeiro. “Começamos com a correção de nível com reperfilamento e compactação. Depois aplicamos a capa asfáltica com a vibroacabadora, que garante um serviço de qualidade e durabilidade”, explicou Reginaldo Aparecido Lopes, chefe da Divisão de Pavimentação e Drenagem Urbana do município.

Por determinação do prefeito Hermes Pimentel, o serviço está sendo realizado para melhorar as condições de tráfego em uma das principais avenidas da cidade, que além da ligação ao shopping e à nova rodoviária tornou-se o principal acesso para o parque de exposições, o campus de Medicina Veterinária da Unipar, a saída para Maria Helena e o acesso à rodovia PR-323, além de atender vários bairros densamento habitados.

Segundo o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, o tráfego já era intenso naquela parte da cidade em virtude do lago, do Hospital Uopeccan e dos bairros residenciais, “e aumentou ainda mais com a rodoviária e o shopping”, disse. “A avenida Paraná precisa de atenção especial na manutenção e melhorias”, falou, citando também os novos retornos implantados nas proximidades da Praça Miguel Rossafa.

“Esse trecho da avenida Paraná passa as primeiras impressões da cidade aos visitantes. Priorizamos o reperfilamento e o recape, em vez tapa-buraco, por conta da qualidade e durabilidade do serviço. O investimento é maior, mas os resultados são infinitamente melhores e realizamos um serviço definitivo”, acrescentou o prefeito Hermes Pimentel, no início do serviço.

Segundo o secretário de Obras, o reperfilamento garante no mínimo cinco anos de durabilidade, sem necessidade de manutenção constante. No caso do recapeamento, a expectativa é de até 10 anos de boas condições para o tráfego. Já o tapa-buraco é um cuidado temporário, que precisa ser refeito periodicamente e que não evita a deterioração do pavimento.

Estão sendo aplicadas cerca de 2 mil toneladas de massa asfáltica usinada a quente (CBUQ) no recape da Paraná, adquiridas com recursos próximos, utilizando equipamentos e mão de obra do município. Ao final, a sinalização viária será implantada pela equipe da Umutrans.

“Realizar este tipo de serviço com mão de obra própria reduz em quase 40% os custos, em comparação com a contratação de empresa terceirizada. Por isso temos realizado vários trechos de recape e reperfilamento, dentro da capacidade de trabalho dos nossos servidores, e pretendemos manter esta prática na administração”, completou o prefeito Pimentel.