Com novos contratos, LED pode chegar a 50% da iluminação pública de Umuarama

8 de fev de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Com novos contratos, LED pode chegar a 50% da iluminação pública de Umuarama
Com novos contratos, LED pode chegar a 50% da iluminação pública de Umuarama

Mais uma etapa da substituição de lâmpadas convencionais por luminárias de LED será executada pela Prefeitura de Umuarama na iluminação pública, nos próximos dias. Desta vez serão atendidos os moradores do Conjunto Habitacional Sonho Meu, do Residencial Ouro Branco e uma parte do Parque Irani. O investimento será superior a R$ 1,3 milhão e a instalação deve ser concluída até o final de março.

A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos já emitiu ordem de serviço, após a contratação da empresa LSC Instalações Elétricas Ltda, de Umuarama, mediante processo licitatório para execução de extensões de rede elétrica nas ruas Ametista e Cristal e para substituição de 623 lâmpadas de vapor de sódio por modernas luminárias de LED em diversas vias dos três bairros.

“O valor do contrato é de R$ 1 milhão 380 mil 690 e o prazo de execução vai até 2 de abril de 2022, mas deve ser executado antes disso. A empresa aguarda a chegada de material para o início do serviço”, explicou o diretor de Projetos Técnicos da Prefeitura, Gustavo Felipe Bacaro. Há poucos dias, em outro contrato, o município concluiu a instalação de 575 luminárias LED no Jardim Alvorada e nas imediações da indústria de alimentos Zaeli.

Com cerca de 1.200 luminárias substituídas por meio desses dois contratos, chega perto de 50% a renovação da iluminação pública local. “Além de economizar energia elétrica, a modernização aumenta a eficiência do sistema e reduz os custos com a manutenção. E os recursos gerados com essa economia são revertidos em novos investimentos, para expandir ainda mais a iluminação com LED”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

Contando a sede e os distritos de Lovat, Serra dos Dourados, Santa Eliza, Roberto Silveira e Vila Nova União, Umuarama soma hoje cerca de 20 mil postes cadastrados junto à Copel, para iluminação pública, sem contar os instalados recentemente pela Prefeitura em novas avenidas, praças e logradouros públicos.

Os investimentos na manutenção, ampliação e modernização da rede são realizados com recursos próprios, arrecadados através da tarifa de iluminação pública cobrada na fatura mensal de energia elétrica e, nos casos de terrenos sem edificações, a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública (Cosip) lançada anualmente no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“Nossa intenção é atingir 100% da cidade com LED, mas os investimentos são realizados conforme a disponibilidade de recursos. Cada luminária instalada custa de R$ 2 mil a R$ 2,5 mil, dependendo da potência indicada para o local”, completa o prefeito Pimentel. Geralmente são luminárias de 110 watts para ruas e de 150 a 200 watts para as avenidas e praças, que são mais movimentadas.