Aprovação de projetos para obras sustentou a tendência de crescimento em abril

2 de mai de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Aprovação de projetos para obras sustentou a tendência de crescimento em abril
Aprovação de projetos para obras sustentou a tendência de crescimento em abril

Com base no volume de projetos de obras aprovados pela Prefeitura durante o mês de abril deste ano, a construção civil de Umuarama manteve a tendência de recuperação notada a partir de março, depois de um início de ano abaixo das médias históricas. Com 26.543,92 m² liberados para obras, a cidade teve o melhor índice para abril dos últimos dez anos. No ano já são mais de 78 mil m² aprovados, com uma média mensal de 19,6 mil m².

Os projetos incluem novas construções de pequeno, médio e grande porte, reformas e ampliações. “O volume de abril ficou um pouco abaixo do registrado em março – quando tivemos 31 mil m² liberados –, mas indica que o setor continua aquecido. A construção é um dos principais termômetros da economia, com influência direta sobre a geração de empregos e a movimentação dos segmentos do comércio e serviços”, afirmou o diretor de Planejamento Urbano do município, Antônio Carlos Lavagnini.

O relatório com o desempenho do mês passado foi apresentado nesta segunda-feira, 2, ao prefeito Hermes Pimentel. “Esse desempenho mantém o nosso otimismo e a esperança de que os efeitos da pandemia estejam sendo superados. Temos uma grande oferta de empregos em diversos setores, o comércio está aquecido e o setor de serviços acompanha essa evolução. Com a construção civil em alta, a cidade se projeta no cenário regional e continua atraindo os olhares dos investidores”, avaliou.

O prefeito confirmou que as perspectivas são muito boas para os próximos meses. “Temos informação de que grandes projetos devem ser lançados ao longo do ano e também estamos viabilizando moradias para a população. Acredito que teremos um ótimo ano na construção civil, com geração de muitos empregos e crescimento econômico. O setor imobiliário é um dos motores da nossa economia”, afirmou Pimentel. Estima-se que setor represente em Umuarama mais de 5 mil diretos, no centro de um amplo sistema de serviços.