Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Com caminhão limpa-fossa, Prefeitura atende regiões que não contam com esgoto

Compartilhar:
15 de jul de 2022 Meio Ambiente
Imagem Com caminhão limpa-fossa, Prefeitura atende regiões que não contam com esgoto
Com caminhão limpa-fossa, Prefeitura atende regiões que não contam com esgoto

A Prefeitura de Umuarama recebeu recentemente um caminhão limpa-fossa destinado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Com o veículo será possível auxiliar no esgotamento sanitário de comunidades carentes, que ainda não contam com rede de esgotos. Os efluentes serão encaminhados a locais de tratamento e destinação ambientalmente correta.

O veículo também poderá auxiliar na desobstrução do esgoto nas vias e na drenagem pluvial. A atuação será em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que receberá a descarga das coletas na estação de tratamento de esgoto (ETE) local. “O convênio que permitiu o repasse do caminhão foi firmado entre o município e a Sedest, após solicitação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a pedido do prefeito Hermes Pimentel”, lembrou o secretário responsável pelo setor, Rubens Sampaio. Até então, o município dependia da contratação de terceiros para prestar este tipo de serviço.

A chefe da Divisão de Arborização Urbana, Rafaela Moreira, informou que a Prefeitura está montando uma equipe de operação para utilizar corretamente o veículo, que é uma novidade na administração municipal. “A Prefeitura nunca teve equipamento nem veículo para realizar o esgotamento de fossas”, revelou. “Agora será possível atender a demanda, enquanto as famílias aguardam a instalação da rede de esgoto pela Sanepar”, completou.

O caminhão destinado a Umuarama faz parte de um lote de veículos adquiridos pelo governo do Estado com o investimento de R$ 60 milhões em recursos depositados pela Petrobras no Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), devido a indenização por acidente ambiental ocorrido há cerca de 20 anos, no Rio Iguaçu.

Foram adquiridos e entregues 37 caminhões-baú, 29 compactadores, 28 limpa-fossa, 82 caminhões-pipa e 32 caminhões poliguindastes, distribuídos a municípios de todas as regiões do Paraná. Umuarama deve receber, ainda este ano, um caminhão caçamba com poliguindaste, que auxiliará na coleta e destinação final dos resíduos de construção civil e outros pequenos geradores, nos ecopontos que serão instalados pela Secretaria do Meio Ambiente.

 

Visualizar imagens Flickr