EDUCAÇÃO
Professoras de Umuarama participam de curso sobre inteligência artificial em Maringá
Data de publicação: 30/04/2024
Uma dupla de professoras da rede municipal de ensino e a secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, participaram do seminário ‘Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Base da Nova Educação’, realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na segunda-feira, 29, na sede da instituição. As professoras Dayane Horwat e Sonia Mara Hernandes atuam com tecnologia no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE). O evento técnico abordou a massificação da Inteligência Artificial (IA) como fenômeno contemporâneo que não apenas transforma o atual estilo de vida, mas que levanta questões éticas cruciais como privacidade, vieses algorítmicos e transparência em seu funcionamento. “Participamos para adquirir novos conhecimentos e acompanhar a evolução das pesquisas na área de tecnologia, a fim de compartilhar o aprendizado com os demais professores e contribuir para redirecionar a educação de acordo com as novas tendências”, afirmou a secretária Mauriza. “A Inteligência Artificial já impacta nosso estilo e qualidade de vida, apesar de parecer imperceptível no cotidiano. Essa tecnologia poderá se tornar omnipresente e se confundir com a própria noção de civilização”, apontou a palestra do professor doutor Pedro Paulo Ayrosa. “Nesse sentido, a Educação precisa ser repensada de modo a garantir um futuro digno e sustentável para a humanidade em um mundo permeado pela IA”, defendeu. Nesse contexto, o programa de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da UEM promoveu no Anfiteatro Aderbal Sampaio a aula magna intitulada sobre inteligência artificial e pensamento crítico conduzida pelo professor Pedro Ayrosa, que leciona na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor associado no Departamento de Computação da UEL, Ayrosa é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, bacharel em Matemática e atuante na graduação, especialização e mestrado em Ciência da Computação. É avaliador institucional de curso e de EAD do INEP e perito ad hoc em EAD da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná. “Foi um grande aprendizado para as professoras, que atuam diretamente com tecnologia na preparação de conteúdos para os nossos alunos e também no auxílio aos demais professores, na organização e preparação das aulas. Com certeza esse curso vai trazer muitos frutos”, completou a secretária da Educação de Umuarama.
Uma dupla de professoras da rede municipal de ensino e a secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, participaram do seminário ‘Inteligência Artificial e Pensamento Crítico: Base da Nova Educação’, realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na segunda-feira, 29, na sede da instituição. As professoras Dayane Horwat e Sonia Mara Hernandes atuam com tecnologia no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).
O evento técnico abordou a massificação da Inteligência Artificial (IA) como fenômeno contemporâneo que não apenas transforma o atual estilo de vida, mas que levanta questões éticas cruciais como privacidade, vieses algorítmicos e transparência em seu funcionamento.
“Participamos para adquirir novos conhecimentos e acompanhar a evolução das pesquisas na área de tecnologia, a fim de compartilhar o aprendizado com os demais professores e contribuir para redirecionar a educação de acordo com as novas tendências”, afirmou a secretária Mauriza.
“A Inteligência Artificial já impacta nosso estilo e qualidade de vida, apesar de parecer imperceptível no cotidiano. Essa tecnologia poderá se tornar omnipresente e se confundir com a própria noção de civilização”, apontou a palestra do professor doutor Pedro Paulo Ayrosa. “Nesse sentido, a Educação precisa ser repensada de modo a garantir um futuro digno e sustentável para a humanidade em um mundo permeado pela IA”, defendeu.
Nesse contexto, o programa de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da UEM promoveu no Anfiteatro Aderbal Sampaio a aula magna intitulada sobre inteligência artificial e pensamento crítico conduzida pelo professor Pedro Ayrosa, que leciona na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Professor associado no Departamento de Computação da UEL, Ayrosa é doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, bacharel em Matemática e atuante na graduação, especialização e mestrado em Ciência da Computação. É avaliador institucional de curso e de EAD do INEP e perito ad hoc em EAD da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná.
“Foi um grande aprendizado para as professoras, que atuam diretamente com tecnologia na preparação de conteúdos para os nossos alunos e também no auxílio aos demais professores, na organização e preparação das aulas. Com certeza esse curso vai trazer muitos frutos”, completou a secretária da Educação de Umuarama.