Exposição ‘Memória Xetá’ vai até 19 de maio no Centro Cultural

25 de abr de 2022 Fundação Cultural
Imagem Exposição ‘Memória Xetá’ vai até 19 de maio no Centro Cultural
Exposição ‘Memória Xetá’ vai até 19 de maio no Centro Cultural

Imagens raras dos índios xetá, capturadas e registradas pelo antropólogo português José Loureiro Ascensão Fernandes (1907-1977) em expedição à região antes da fundação de Umuarama, fazem parte da exposição “Memória Xetá”, aberta nesta semana e em cartaz até o dia 19 de maio no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert, com visitação gratuita.

Além de fotos, documentos e outras peças referenciais, a mostra tem também materiais registrados pelo cinotécnico austro-húngaro Vladimir Kozák (1897-1979) que, assim como Fernandes, esteve em Umuarama em expedição coordenada pela Universidade Federal do Paraná. “Tais registros históricos são de grande valor para nossa cidade e esta exposição seguramente é muito representativa para resgate de nossa própria identidade sociocultural”, observa o chefe da divisão de eventos da Fundação Cultural, Rodrigo Fernandes Pereira, responsável pela exposição.

Rosana Palhoto Dias, diretora da Fundação Cultural, destaca que a mostra une-se à parte da exposição pelo Jubileu de Pérola do Umuaraminha, símbolo oficial do município desde 1990 e responsável por carregar e difundir a mensagem xetá durante sua trajetória. “Olhando para o passado, reconhecemo-nos como cidadãos responsáveis pelo curso da nossa história. A dívida do extermínio xetá não é diretamente nossa, mas a herdamos”, pontua.

O prefeito Hermes Pimentel, assim como todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, prestigiou a exposição e destacou a importância da realização de trabalhos assim, que promovem a identidade cultural de Umuarama. “Nossa intenção é abrir espaço para que, no decorrer do ano, aconteçam exposições capazes de representar nossa história, nossa cultura”, afirmou.

SERVIÇO EXPOSIÇÃO ‘MEMÓRIA XETÁ’ – Data: de 19 de abril a 19 de maio de 2022 – Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 – Local: Centro Cultural Vera Schubert – Av. Rio Branco n° 3633 – ao lado da Prefeitura de Umuarama.