CADETE SUB-16

Umuarama reúne 28 equipes em etapa decisiva do Paranaense de Handebol

Data de publicação: 10/09/2026

atleta arremessa bola no handebol

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Umuarama foi palco, no último fim de semana e feriado de 7 de setembro, de um grande evento de esporte estadual – o Campeonato Paranaense de Handebol Categoria Cadete Sub-16, masculino e feminino, promovido pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR), com organização do governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

Das principais equipes do Paraná na categoria, 14 femininas e 14 masculinas disputaram a Chave Ouro da competição. Foram realizadas 70 partidas entre os dias 4 e 7 de setembro, nos ginásios de esportes Professor Reginaldo Gomes da Cruz (Sonho Meu), Professor Amário Vieira da Costa e Mário Oncken, com jogos pela manhã, à tarde e à noite.

A competição reuniu 356 atletas de diferentes regiões do Estado, das cidades de Londrina, Mariluz, Jardim Alegre, Uraí, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Mercedes, Jussara, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Paiçandu, Campo Mourão, Ponta Grossa, São Miguel do Iguaçu, Cambé, Apucarana, Cascavel, Saudade do Iguaçu e Umuarama.

No feminino o título ficou com Jardim Alegre, seguido por Jussara, Curitiba, Mariluz, Umuarama e Maringá. No masculino, Saudade do Iguaçu conquistou o primeiro lugar, com Ponta Grossa em segundo, Mariluz em terceiro, Umuarama em quarto, Paiçandu em quinto e Cambé em sexto.

As equipes de Umuarama tiveram participação de destaque. Depois de disputarem a temporada de 2025 na Série Prata e conquistarem o acesso imediato à Série Ouro, os times sub-16 masculino e feminino fizeram excelente campanha em 2026, terminando entre os seis melhores do Estado.

“O projeto de handebol do município tem parceria com a Universidade Paranaense (Unipar) e a Associação de Handebol de Umuarama. O trabalho contempla atletas desde o sub-08 até o adulto, no masculino e feminino, fortalecendo a formação esportiva e a participação de jovens em competições de alto nível”, destacou o secretário de Esportes, Gentil Soares de Lima.

FINAIS DA 2ª DIVISÃO

Paralelamente ao Campeonato Cadete Sub-16, Umuarama recebeu as finais do Campeonato Paranaense de Handebol – Categoria Livre/Adulto Masculino da 2ª Divisão. Nas semifinais, Ibiporã venceu Santa Helena por 30 a 23, enquanto Mandaguaçu derrotou Capanema por 28 a 24.

Na decisão do terceiro lugar, Capanema venceu Santa Helena por 33 a 25. Já na grande final, Ibiporã superou Mandaguaçu por 29 a 19 e conquistou o título estadual. A classificação final da categoria adulto ficou: 1º Ibiporã, 2º Mandaguaçu, 3º Capanema e 4º Santa Helena.

O prefeito Fernando Scanavaca destacou que, com a realização das duas competições, “Umuarama reafirma sua estrutura e capacidade para sediar grandes eventos esportivos, ao mesmo tempo em que fortalece o incentivo à prática esportiva e oferece aos atletas locais a oportunidade de competir em alto nível dentro do Estado”, apontou.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: