Novos CMEIs vão abrir vagas para 376 crianças de 0 a 3 anos

28 de mar de 2022 Educação
Imagem Novos CMEIs vão abrir vagas para 376 crianças de 0 a 3 anos
Novos CMEIs vão abrir vagas para 376 crianças de 0 a 3 anos

A Secretaria de Educação de Umuarama tem dois projetos para a construção de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), um no bairro Parque Metropolitano – região onde fica a nova rodoviária e o shopping – e outro entre os bairros Jardim Aeroporto III e IV. As obras, orçadas em R$ 6,7 milhões, já foram aprovadas e serão financiadas pelo Governo Federal e aguardam a liberação dos recursos para serem iniciadas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, detalha que os projetos estão cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do Programa de Pleiteamento de Recursos (PAR 3) do Governo Federal. “A unidade Metropolitano já está com o status ‘em processo de validação’ e a Aeroporto encontra-se ‘em análise/retorno de diligência’, que significa que faltam apenas alguns documentos técnicos que já foram providenciados”, aponta.

Ela conta que as unidades seguem os projetos pré-elaborados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Projeto Proinfância Tipo 1. “Esse modelo tem capacidade de atendimento de até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral. Chega para aprimorar a infraestrutura do ensino infantil e melhorar a qualidade da educação em nosso município”, observa.

O diretor de Projetos Técnicos da Prefeitura de Umuarama, Gustavo Felipe Bácaro, conta que o Projeto Padrão Tipo 1, desenvolvido para o Programa Proinfância, tem área construída de 1.317,99 m² e área de ocupação de 1.514,30 m² sobre um terreno de 2.400,00 m² (40x60m). “É uma obra completa para o atendimento às crianças, com dois blocos e ambientes como sala de professores, reuniões e direção, sanitários, lactário, áreas de higienização pessoal, de preparo de alimentos (mamadeiras e sopas), lavagem de utensílios e atividades, fraldários, depósitos, solário, pátio de serviço, pátio coberto com 164,62 m² e playground com 75,70 m²”, detalha.

Planta do CMEI Metropolitano, clique aqui.

Planta do CMEI Jardim Aeroporto, clique aqui.