Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Formação continuada auxilia professores a aprimorar o ensino da leitura e da escrita

Compartilhar:
24 de mar de 2022 Educação
Imagem Formação continuada auxilia professores a aprimorar o ensino da leitura e da escrita
Formação continuada auxilia professores a aprimorar o ensino da leitura e da escrita

Professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos das unidades educacionais de Umuarama e a equipe da Secretaria Municipal de Educação iniciaram nesta semana, divididos em dois grupos, formação continuada de leitura e escrita na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A finalidade é aumentar o nível de compreensão dos alunos e os conhecimentos em relação à escrita, leitura e produção de gêneros textuais utilizados no dia a dia.

A primeira etapa da formação foi realizada nesta quarta-feira, 23, em uma sala de aula cedida pela Universidade Paranaense (Unipar). Participam cerca de 100 professores de Educação Infantil 5 e 1º ano do Fundamental – que terão quatro encontros de formação – e 120 educadores de 4º e 5º ano do Fundamental, cujo curso terá seis etapas.

A secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, explica que o foco do trabalho é o desenvolvimento de habilidades e competências em leitura, de acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Com provas e questionários periódicos, o Saeb permite avaliar a qualidade da educação, oferecendo subsídios para políticas com base em evidências.

As médias de desempenho do Saeb, junto com os dados sobre aprovação do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), detalhou a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Patrícia Abucarma. Paralelamente à formação em Língua Portuguesa, os professores do 1º, 2º e 3º anos da rede municipal também terão formação continuada de Matemática.

Com o apoio do prefeito Hermes Pimentel, o município de Umuarama investe constantemente na qualificação e atualização dos professores. “Essa formação continuada, com doutores e especialistas renomados, também visa preparar professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede pública para lidar com os desafios impostos pela pandemia”, completa a secretária Mauriza Menegasso.

Visualizar imagens Flickr