TRABALHO

Carreta do ‘Qualifica Paraná 2025’ inicia formação em automação

Data de publicação: 23/09/2025

carreta baú estacionada na praça para realização do curso

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Agência do Trabalhador da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), traz a Umuarama nesta semana a unidade móvel de Automação do Programa Qualifica Paraná 2025, iniciativa do governo do Estado que, apenas neste ano, já investiu R$ 52 milhões, levando formação gratuita a diferentes regiões.

A carreta, estacionada na Praça Arthur Thomas, oferece um dos 14 cursos em áreas de grande demanda do mercado, como panificação, soldagem, mecânica industrial e automotiva e confecção. Para implementar o programa, a SETR contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR), que fornece capacitações em formato presencial nas unidades móveis.

Os cursos são realizados com carga horária de 96 horas cada, incluindo oito horas de conteúdo complementar, comum a todos os cursos, de preparação do aluno para o mercado de trabalho.

O projeto conta com um subsídio de R$ 42 por dia de aula, ajudando o participante com eventuais custos de transporte e alimentação. Para participar é necessário ter 16 anos completos ou mais, fazer a autodeclaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completo e residir no Paraná. Para as turmas de Instalação Elétrica e Soldagem a idade mínima é 18 anos.

Em Umuarama, os participantes do curso estudarão elementos de trabalho, válvulas e atuadores pneumáticos, método passo a passo para a construção de circuitos eletropneumáticos, utilização de sensores nos processos de automação, temporizadores, relés e contatores, elementos e sua simbologia, circuitos básicos aplicados à hidráulica, o CLP e suas aplicações, montagem de circuitos e solução de problemas, entre outros itens.

“O programa é um importante instrumento de transformação social, oferecendo aos trabalhadores a chance de adquirir novas habilidades e conquistar melhores condições de inserção ou reinserção no mercado de trabalho”, afirma o gerente da Agência do Trabalhador, Roberto Meda.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: