Com custo de R$ 4,5 milhões, Escola Evangélica é oficialmente inaugurada

11 de fev de 2022 Educação
Imagem Com custo de R$ 4,5 milhões, Escola Evangélica é oficialmente inaugurada
Com custo de R$ 4,5 milhões, Escola Evangélica é oficialmente inaugurada

Com uma obra orçada em R$ 4,5 milhões e iniciada em 2015, foi oficialmente inaugurada na manhã desta sexta-feira (11) a nova sede da Escola Municipal Evangélica, um prédio moderno com mais de 3 mil metros quadrados no bairro 1º de Maio. O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, recepcionou autoridades e a comunidade escolar, destacando que o Governo Federal investiu R$ 3,3 milhões e o município fez sua contrapartida de R$ 1,2 milhão.

Pimentel relatou estar emocionado por ter a oportunidade de entregar ‘mais que uma simples escola, mas uma instituição que será a transformação da vida de milhares de alunos nos próximos anos’. “É muito importante as parcerias que temos feito para que a cidade cresça e se destaque cada vez mais. Este dia de hoje certamente vai ficar para sempre registrado na educação do nosso município”, pontuou.

A partir deste ano letivo de 2022 a instituição atenderá a 360 alunos em período integral. Sua estrutura chama a atenção: são diversos blocos, pátios e espaços de convivência, 12 salas de aula, refeitório, laboratório, sala de informática, auditório multiuso e biblioteca, entre outros setores. “Ainda temos de fazer ajustes e faltam alguns detalhes para que tudo fique perfeito, mas o que realmente importa é que já estamos aqui, com aulas presenciais, cheios de alegria e disposição, iniciando com muita fé essa nova e promissora jornada”, comentou Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, secretária municipal de Educação.

Diretora da escola, Jacilene Aparecida Romano Gaspareto fez um breve histórico da instituição. “A história da educação infantil em Umuarama não pode ser contata sem se citar a Escola Evangélica, criada em 1964 como projeto filantrópico da Igreja Congregacional. Em 58 anos de existência, o sonho do reverendo Roberto Raymond Thompson transformou-se em uma das maiores e mais modernas instituições de ensino do Noroeste do Paraná. E para nós, professores, coordenadores e servidores, é realmente gratificante saber que fazemos parte dessa instituição de transformações”, observa Jacilene.

Ela observou que, nascida como Grupo Escolar, em um pequeno prédio de madeira, a escola teve vários momentos marcantes em sua evolução. “Nesses 58 anos, a Escola Evangélica mudou de endereço duas vezes: em 1965 foi para a avenida Apucarana, em novo prédio ainda de madeira, construído pelo prefeito Hênio Romagnolli e em 1997, na gestão de Fernando Scanavaca, mudou-se para a rua Domingos Gonçalves de Paula, onde funcionou até o ano passado. Neste ano, os alunos têm essa honra de ocupar um espaço realmente impressionante”, destacou.

O deputado federal Zeca Dirceu falou sobre o processo de conquista da instituição de ensino para Umuarama, relatando que alguns vários obstáculos fizeram com que a obra atrasasse. “Foram registrados vários entraves com empreiteiras, mas com nossa dedicação, hoje a Escola Municipal Evangélica é uma realidade e é isso que importa. Parabenizo o prefeito Pimentel por sua determinação em executar coisas, tirar do papel, pôr em prática: é desta forma que as coisas acontecem”, afirmou, acrescentando que já está lutando para trazer outras obras de grande porte para a cidade.

Delegado Fernando, deputado estadual, além de declarar sua satisfação com a inauguração da instituição, destacou que tem buscado junto ao Governo do Estado mais recursos para serem direcionados à rede municipal de educação. “Formar grandes cidadãos depende de investimentos. E estamos sempre em contato com o governador Ratinho Junior para que mais recursos sejam destinados para o desenvolvimento de Umuarama, em todos os setores”, registrou.

MERENDA ESCOLAR

Aproveitando o evento marcante para a educação do município, o prefeito Hermes Pimentel fez a entrega oficial de um caminhão frigorífico para a Merenda Escolar. Adquirido com recursos próprios por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o veículo vai garantir o transporte adequado de gêneros alimentícios que serão utilizados nas escolas e CMEIs de Umuarama.

A nutricionista Fabiana Tonon Laino, chefe da Divisão de Alimentação Escolar na rede pública municipal de ensino, detalhou que o caminhão Mercedez Benz Accelo 1060 vem com baú isotérmico misto para refrigeração e congelamento. “O baú tem dois compartimentos – um para alimentos congelados e outro para produtos resfriados ou secos – separados por divisória móvel. Possui ainda um sistema de vedação para contenção de água, pó e impurezas, tudo para garantir a qualidade da alimentação de nossos alunos”, observou.