17 de mai de 2022 Educação
Imagem Alunos da Apae visitam Pimentel e pedem apoio para entrar no mercado de trabalho

O prefeito Hermes Pimentel recebeu uma visita especial na manhã desta terça-feira, 17, na Prefeitura. Um grupo de alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi conhecer o Gabinete, partilhar algumas histórias e solicitar o apoio do município para o encaminhamento ao mercado de trabalho.

Os alunos – jovens e adolescentes acima de 16 anos – estavam acompanhados pela professora Maria Franchini Valério e pela psicóloga Alba Valéria de Pauli. A visita teve também presença do secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva. “Agradecemos a Apae por este momento e nos colocamos à disposição para articular possibilidades de acesso ao primeiro emprego para os alunos. Sei que as oportunidades vão ajudar e muito no desenvolvimento social deles”, comentou Pimentel.

A Escola Especial Nice Braga, que é mantida pela Apae, tem hoje cerca de 320 alunos divididos em turmas pela manhã e à tarde. A professora Maria Franchini dirige um projeto com atividades todas as terças pela manhã, que objetiva preparar cerca de 20 alunos para o mercado de trabalho, além de direcionamento para facilitar a integração e melhorar o convívio social. A visita desta terça faz parte desta ação.

“Temos muitos alunos com grande capacidade e vontade de trabalhar, mas que infelizmente não são vistos pelos empregadores. Eles podem se tornar ótimos profissionais. Temos alunos empregados há 13, até 17 anos na mesma empresa. São funcionários responsáveis, dedicados e eficientes em suas atribuições, por isso estamos buscando mais oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou a professora.

Outra dificuldade é que alguns dos alunos estão perdendo benefícios sociais, “portanto é muito importante que eles consigam trabalho e possam ter a própria renda para as suas necessidades e da família”, solicitou, “sem falar que a experiência profissional também ajuda na evolução pessoal, melhora a postura e a integração à sociedade, a partir do convívio social”, completou.

O prefeito Pimentel reconheceu alguns dos alunos, moradores do Conjunto Sonho Meu e da região do Parque Industrial, onde ele reside, e disse que é um aliado nesta luta. “Estamos buscando recursos para a escola, a Apae e agora vamos nos empenhar também na articulação por vagas no mercado de trabalho. Deixamos aqui o nosso apelo aos empresários, por oportunidades, e contamos com o apoio da sociedade organizada”, completou.