Defesa Civil

Além de alertar sobre veículos furtados, câmeras com OCR auxiliam na elucidação de crimes

Data de publicação: 04/03/2022

Foto da matéria Além de alertar sobre veículos furtados, câmeras com OCR auxiliam na elucidação de crimes

Carregando...
Carregando...
Carregando...

De acordo com a Polícia Civil, 70% dos crimes contra o patrimônio (furtos, roubos e estelionatos) e principalmente homicídios elucidados em Umuarama contam, de alguma forma, com o auxílio do sistema de videomonitoramento do município, que tem câmeras dotadas de leitor de placas de veículos integrado com os organismos da segurança pública – o chamado OCR. Na cidade, o equipamento está instalado em 17 semáforos e 12 ‘anjinhos’ (dispositivo de educação no trânsito), cobrindo 29 pontos de grande movimento no trânsito local.

Os resultados justificam com folga os investimentos da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana – antiga Secretaria de Defesa Social –, que engloba a Guarda Municipal (GMU), a Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) e a Defesa Civil. Em janeiro de 2022 foram emitidos 55 alertas e no mês de fevereiro por 42 vezes o alarme soou indicando a passagem de veículos com alerta de furto ou roubo.

“Em 2019 instalamos 24 equipamentos para alertar e orientar os condutores sobre o excesso de velocidade, os ‘anjinhos’. No ano anterior, haviam sido implantados dez pontos de fiscalização eletrônica. Hoje o sistema cobre quase 30 pontos movimentados da cidade”, explicou a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer.

As imagens das câmeras com OCR são compartilhadas com a Central de Operações da Polícia Militar, com a 7ª Subdivisão de Polícia Civil, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (unidades de Guaíra, Maringá e Londrina) e com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/PR). “São muitos olhos observando o que se passa no trânsito de Umuarama, por isso o sistema permite grande eficiência no combate não apenas às infrações de trânsito, mas contra toda a criminalidade”, apontou o secretário da Segurança e Trânsito, Elizeu Vital da Silva.

Dianês explica que o monitoramento é contínuo, dia e noite, e dispara um alerta sonoro quanto é identificada a placa de um veículo com alerta de furto ou roubo nas centrais da Guarda Municipal e da Polícia Militar, informado o horário e o local da passagem, além da foto colorida do veículo. “Nesse momento é acionada a viatura que estiver mais próxima da ocorrência, seja ela da Guarda, da PM ou qualquer outra corporação policial, para realizar a abordagem”, explicou a diretora.

O sistema é interligado aos programas de monitoramento da PRF e conta ainda com terminais físicos e Web nas principais organizações policiais. “É um equipamento amplamente utilizado e elogiado pelas forças policiais, que já foi utilizado para elucidar muitos casos, além de ainda auxiliar nas investigações que correm em sigilo”, acrescentou o prefeito Hermes Pimentel.

O município recebeu com satisfação mensagem de agradecimento do delegado chefe da 7ª SDP, Osnildo Carneiro Lemes, parabenizando a administração pela disponibilidade do serviço, que considera uma “ferramenta de fundamental importância para as investigações policiais”. Conforme o delegado, “tal sistema se tornou de suma importância no combate à criminalidade, extrapolando as funções administrativas e constituindo imprescindível recurso para a segurança pública”.

No geral, as câmeras são aliadas dos agentes na fiscalização do tráfego. “Os índices de acidentes e infrações caem automaticamente nos pontos em que existe esse monitoramento, trazendo mais segurança e respeito às normas de trânsito”, pontua o secretário Elizeu Vital. Ele lembra que imagens já foram utilizadas em várias ações policiais e possibilitaram a recuperação de veículos e motos furtadas na cidade, além de flagrar motoristas infratores.

“O automóvel de uma servidora municipal foi recuperado cerca de 20 minutos após ter sido furtado na frente da Prefeitura, há alguns meses, e o ladrão acabou detido. Ele foi localizado após passar pelo semáforo no cruzamento da avenida Ângelo Moreira com a Praça Oscar Thompson e ter a placa registrada por uma câmera reconhecimento óptico de caracteres (OCR)”, completa Dianês.

Mais imagens: clique aqui

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: