SETEMBRO VERDE
Umuarama promove mostra de serviços voltados à pessoa com deficiência
Data de publicação: 15/09/2026
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), Umuarama realiza no próximo dia 23 o 1º Circuito de Inclusão – Mostra de Serviços Voltados à Pessoa com Deficiência. Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), a iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria-Executiva dos Conselhos. A mostra será realizada na Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu), na rua Voluntários da Pátria 2710, Jardim Tamoio, reunindo entidades, secretarias municipais e instituições que atuam na defesa dos direitos e no atendimento às pessoas com deficiência. Integrando as ações do Setembro Verde, a programação busca ampliar a conscientização sobre inclusão, acessibilidade e garantia de direitos, além de aproximar a população dos serviços disponíveis no município. “A inclusão é um direito de todos e precisa ser construída diariamente. O circuito é uma oportunidade para apresentar os serviços existentes, aproximar as pessoas das entidades e do poder público e ampliar a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco. A programação começa às 8h, com credenciamento e café da manhã, seguida da abertura e apresentação cultural de música em Libras pela Assumu. Ao longo da manhã serão apresentados trabalhos da Defensoria Pública do Paraná, Assumu, Apae, AMA e Adefiu, com debate às 11h30. À tarde, haverá apresentação do Coral Luz Interior, da Apadevi, e participações da Apadevi e das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Fazenda. O encerramento está previsto para as 16h30. Segundo o presidente do CMDPD, Renato de Lima Cardoso, “uma sociedade inclusiva depende da eliminação de barreiras, do combate ao preconceito e da garantia de autonomia, respeito, dignidade e igualdade de oportunidades para todos”, disse, reforçando o convite à participação da sociedade.
Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), Umuarama realiza no próximo dia 23 o 1º Circuito de Inclusão – Mostra de Serviços Voltados à Pessoa com Deficiência. Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), a iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria-Executiva dos Conselhos.
A mostra será realizada na Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu), na rua Voluntários da Pátria 2710, Jardim Tamoio, reunindo entidades, secretarias municipais e instituições que atuam na defesa dos direitos e no atendimento às pessoas com deficiência.
Integrando as ações do Setembro Verde, a programação busca ampliar a conscientização sobre inclusão, acessibilidade e garantia de direitos, além de aproximar a população dos serviços disponíveis no município.
“A inclusão é um direito de todos e precisa ser construída diariamente. O circuito é uma oportunidade para apresentar os serviços existentes, aproximar as pessoas das entidades e do poder público e ampliar a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.
A programação começa às 8h, com credenciamento e café da manhã, seguida da abertura e apresentação cultural de música em Libras pela Assumu. Ao longo da manhã serão apresentados trabalhos da Defensoria Pública do Paraná, Assumu, Apae, AMA e Adefiu, com debate às 11h30.
À tarde, haverá apresentação do Coral Luz Interior, da Apadevi, e participações da Apadevi e das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Fazenda. O encerramento está previsto para as 16h30.
Segundo o presidente do CMDPD, Renato de Lima Cardoso, “uma sociedade inclusiva depende da eliminação de barreiras, do combate ao preconceito e da garantia de autonomia, respeito, dignidade e igualdade de oportunidades para todos”, disse, reforçando o convite à participação da sociedade.