Palestra sobre Dia do Assistente Social destaca a importância da atividade

13 de mai de 2022 Assistência Social
Imagem Palestra sobre Dia do Assistente Social destaca a importância da atividade
Palestra sobre Dia do Assistente Social destaca a importância da atividade

Uma festividade especial pelo Dia do Assistente Social (15 de maio) foi antecipada para esta sexta-feira, 13, por iniciativa da secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Veira dos Prazeres Santana. Ela reuniu profissionais da área, vinculados a órgãos e serviços públicos e também à iniciativa privada, para uma palestra sobre a usabilidade dos espaços públicos e a intersetorialidade das ações sociais no período da manhã, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Umuarama).

O evento foi aberto com um café da manhã. O prefeito Hermes Pimentel parabenizou os presentes e destacou a importância do serviço que eles prestam. “Trabalhar nesta área exige muita dedicação, sensibilidade e amor ao próximo. Vocês atendem diretamente as pessoas que mais necessitam, que enfrentam os maiores problemas e dificuldades, a parte mais difícil da nossa realidade social”, apontou.

Pimentel disse ter grandes projetos na área social e que conta com o apoio dos profissionais para mudar a realidade. “Mudar a situação das ruas agora é difícil, mas podemos melhorar o futuro ampliando os cuidados e a atenção com as crianças de hoje. Precisamos investir para colher bons frutos no futuro, para que as crianças não acabem em situação de rua, como tantos jovens hoje”, disse.

O prefeito tem projeto de criar um grande centro social e integrar vários serviços para acolher, orientar e reforçar a educação de crianças e adolescentes em contraturno escolar, além de prepará-los ao mercado de trabalho. “Estamos buscando os recursos necessários junto aos nossos representantes políticos”, completou.

A secretária Adnetra parabenizou os assistentes sociais e disse que o momento era festivo, para rever amigos e comemorar os avanços obtidos pela classe, a ‘cabeça’ da rede de assistência que envolve o poder público, com centros de referência (Creas, Cram, Centro Pop, Conselho Tutelar), parceiros que prestam acolhimento e alimentação, Cohapar, entidades privadas (como hospitais, estabelecimentos de ensino) e o setor habitacional do município, entre outros. “Vocês fazem a diferença onde atuam e estão de parabéns”, disse.

A palestra foi apresentada pelo professor de Educação Física e secretário de Esportes e Lazer do município, Jeferson Ferreira – o Jefinho –, que realiza mestrado na área de usabilidade de espaços públicos e tem pesquisado a importância das praças para a convivência da população, a inclusão social e a qualidade de vida.