FICA LEÃO

Lar Santa Faustina ganha nova cozinha com destinação de recursos do IR

Data de publicação: 13/05/2026

autoridades e irmã presidente do lar do idoso visitam cozinha inaugurada

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Os 74 idosos residentes no Lar Santa Faustina já contam com uma nova cozinha industrial, espaçosa e bem equipada, que vai garantir melhores condições para a preparação das refeições diárias e, desta forma, maior segurança nutricional e qualidade de vida. Ao lado do prefeito Fernando Scanavaca e da vice-prefeita Márcia Bononi, a presidente da instituição, a irmã Ângela Karol, comandou a inauguração com a presença de diversas autoridades, na tarde desta quarta-feira, 13.

Fundado em 1967 e administrado na maior parte desse tempo pela Sociedade São Vicente de Paulo, o lar passou à gestão das religiosas Irmãs Servas Adoradas da Misericórdia e há cerca de dois anos iniciou a construção da cozinha, com cerca de 500 m² e amplas acomodações que incluem panificadora, vestiário, sala de freezer, sala de nutrição, cozinha industrial com ambientes quente e frio e demais instalações.

Irmã Ângela fez um sincero agradecimento à administração municipal e a todos que contribuíram com recursos, ações e orações, pela concretização desse projeto, inclusive contribuintes do Imposto de Renda que destinaram parte do imposto devido para o fundo municipal do idoso. “Nossa nova cozinha é fruto da generosidade de muitos, preocupados como a gente em dar melhores condições de vida aos idosos que aqui residem”, agradeceu.

O prefeito Fernando Scanavaca destacou a grande união em prol do Lar Santa Faustina, envolvendo poder público, parceiros e colaboradores, que tornou possível a execução desta obra tão significativa, bem como o nível de profissionalização demonstrada na gestão do espaço.

“Contribuímos por meio da Secretaria de Assistência Social, mas destaco a participação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, que recebe recursos destinados por contribuintes do Imposto de Renda”, lembrou. A campanha ‘Fica Leão’, que propaga a destinação de recursos para os fundos municipais do idoso e da criança e do adolescente, garantiu cerca de 50% dos valores investidos na obra.

A secretária da Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, acrescentou que por meio do setor de convênios – responsável pela formalização das parcerias com as entidades –, analisa a execução e da prestação de contas dos recursos aprovados pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, “uma parceria essencial para garantir que os recursos cheguem de forma efetiva às entidades e pessoas atendidas, como os idosos, fortalecendo a política de proteção e promoção dos direitos”.

Estiveram presentes à inauguração, ainda, o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, o promotor público Dr. Marcos Antonio de Souza, membros dos conselhos municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), da Saúde (CMS) e da Assistência Social (CMAS), vicentinos, o vereador Jabá da Carroceria, colaboradores, a imprensa local e demais parceiros.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: