MAIO LARANJA

Com previsão de chuva, ação deste sábado na Praça Arthur Thomas é adiada

Data de publicação: 15/05/2026

equipe da rede de atendimento/assistência reunida em praça pública com faixas e cartazes em defesa das crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social comunicou nesta sexta-feira, 15, o adiamento do grande encontro previsto para este sábado, 16, na Praça Arthur Thomas, dentro da programação de ações alusivas à campanha Maio Laranja, que reforça o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A decisão foi tomada em razão da previsão de chuva para o fim de semana.

A atividade foi remarcada para o próximo dia 30, no mesmo local e horário – a partir das 9h – com uma série de apresentações culturais, atividades recreativas e ofertas de serviços, em parceria com a UniAlfa Faculdade. Na oportunidade será lançada a cartilha “Protocolo de Atendimento à Criança e/ou Adolescente Vítima de Violência” com distribuição ao público presente.

Antes disso, no dia 22, a programação prevê mesa redonda com o tema “Ética da Escuta: Humanizando a justiça no combate ao abuso sexual infantil”, a ser realizada a partir das 19h no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia (campus sede da Unipar).

Está prevista a participação de vários convidados, entre os quais o promotor de Justiça da 1ª Promotoria – Infância e Juventude, Caio Marcelo Santana Di Rienzo, e a psicóloga do Tribunal de Justiça do Paraná, da comarca de Marechal Cândido Rondon, Nina Romilda Guilland, entre outros.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, reforça a importância da presença da população nas ações e lembra que a temática foi instituída pela Lei 9.970/2000, que definiu 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “A mobilização ocorre em todo o país, por meio da campanha Faça Bonito, por isso convidamos a população a participar das ações e refletir sobre o tema”, completou.

Compartilhar: