Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Festa do Morango movimentará o distrito de Lovat no fim de semana

Compartilhar:
8 de set de 2022 Agricultura
Imagem Festa do Morango movimentará o distrito de Lovat no fim de semana
Festa do Morango movimentará o distrito de Lovat no fim de semana

Promovida pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Lovat, com apoio da Prefeitura de Umuarama e de empresas parcerias, a tradicional Festa do Morango será realizada neste final de semana em Lovat. A promoção, que tornou-se tradicional no distrito, valoriza a cultura do campo e evidencia a importância da produção de morangos para a comunidade local, além de proporcionar momentos de convivência e lazer à população e visitantes.

Além do morango in natura, cultivado pelos produtores do distrito, serão comercializados doces preparados com a fruta, como espetinho, trufa e cone com chocolate, geleias e bolo de pote, entre outros. A praça de alimentação contará ainda com salgados – pastel, cachorro-quente e a famosa coxinha de mandioca, preparada conforme receita tradicional do distrito.

Entre as atrações da festa, destacam-se ainda show de música sertaneja, concurso da garota e garoto, apresentações de danças e festival de prêmios, além de brincadeiras para as crianças, como cama elástica e barraca da colheita da fruta.

A festa do Morango começa no sábado, 10/09, às 19h, com apresentação da invernada de danças tradicionais gaúchas com o CTG Rincão dos Xetá, dupla sertaneja e concurso da garota e garota da festa. No domingo, 11/09, a festa tem início às 14h, com apresentações artísticas e show de Prêmios às 15h.

De acordo com o secretário da Agricultura, Murilo Teixeira, o município de Umuarama conta hoje com 30 produtores de morangos, dos quais 25 plantam a fruta em canteiros no chão, totalizando cinco hectares e 220 mil pés. Os demais cultivam cerca de 15 mil pés de morangos em estufas, com área de 2 mil m², totalizando 235 mil pés da fruta em franca produção. “A Prefeitura apoia os produtores e presta assistência técnica em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), com atenção especial do agrônomo Gilmar Antonio Pauli, um grande conhecedor da cultura”, destacou.

Visualizar imagens Flickr