Implantação do Restaurante Popular de Umuarama entra na reta final

16 de fev de 2022 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Implantação do Restaurante Popular de Umuarama entra na reta final
Implantação do Restaurante Popular de Umuarama entra na reta final

A construção do Restaurante Popular de Umuarama ultrapassou os 90% e os serviços restantes devem ser concluídos em cerca de 70 dias, na avaliação do diretor de Obras da Prefeitura, engenheiro Renato Caobianco. A parte física da obra foi orçada em R$ 2.599.501,16 e com alguns aditivos, em virtude do aumento de preços de materiais, o custo foi corrigido para em torno R$ 2,9 milhões.

Resultado de convênio entre a Prefeitura de Umuarama e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), o restaurante terá 1.494,62 m² com uma ampla cozinha, refeitório, setor de administração e demais instalações e a previsão é de servir 1 mil refeições diárias a preços bem populares.

Poucos serviços restam para serem finalizados, como a instalação da coifa na cozinha e dos exaustores, parte da pintura e das instalações elétricas e hidráulicas, bem como a rede lógica e a finalização da caixa d’água. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Agricultura segue com as licitações para compra de móveis, equipamentos e utensílios para colocar a cozinha em operação.

Além da obra civil, estão previstos investimentos de mais R$ 401,5 mil em equipamentos e material permanente (máquinas e equipamentos de natureza industrial), R$ 103 mil em instalações e utensílios de escritório, R$ 300,5 mil no mobiliário em geral, R$ 184,8 mil em material de copa e cozinha e R$ 9.672,07 para acondicionamento e embalagem.

“Em alguns itens não houve vencedores e por isso faremos uma nova licitação. Dos equipamentos mais relevantes, falta licitar as câmaras de congelamento e resfriamento e agora em março teremos edital para compra de balança eletrônica, geladeira comercial de quatro portas, lava louças, enceradeira industrial, aparelhos de ar-condicionado e esguicho pré lavagem”, informou a nutricionista Huana da Silva de Godoi, chefe da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Cleverson Alvarenga, o restaurante será uma ferramenta importante para alimentar a população vulnerável, além de poder atender também aos trabalhadores, reforçando as iniciativas públicas de segurança alimentar e nutricional. O município hoje conta com cozinha comunitária, Banco de Alimentos, programas Compra Direta e Aquisição de Alimentos (PAA), além do Lixo que Vale.

“A produção de frutas, legumes e verduras que abastece o Banco de Alimentos, o Sacolão do Produtor e todos esses programas vem de produtores da agricultura familiar de Umuaerama, entre 170 e 180 pequenos agricultores que produzem e vendem para o município, o que amplia ainda mais a importância dos programas de segurança alimentar da Prefeitura”, acrescentou o secretário.

Umuarama integra o Programa Paranaense de Apoio aos Restaurantes Populares, que garante refeições saudáveis a preços acessíveis em cidades a partir de 80 mil habitantes. Além de comida boa, os restaurantes oferecem educação alimentar nutricional e promoção de saúde, práticas de manipulação e preparo de alimentos e dicas de alimentação adequada.

O prefeito Hermes Pimentel lembra que, além das ações do Banco de Alimentos, o Sacolão do Produtor está sendo reforçado e a distribuição de cestas verdes também estão assegurados, além do repasse de alimentos a entidades que servem refeições prontas gratuitamente à população. “O Restaurante Popular vem para completar essa rede e garantir uma alimentação digna aos que mais precisam, reunindo os esforços do município e do Estado”, completou o prefeito.

Vídeos relacionados