Serviços essenciais serão mantidos durante ponto facultativo na sexta-feira

20 de abr de 2022 Administração
Imagem Serviços essenciais serão mantidos durante ponto facultativo na sexta-feira
Serviços essenciais serão mantidos durante ponto facultativo na sexta-feira

Esta quinta-feira, 21, é feriado nacional em comemoração ao Dia de Tiradentes, patrono cívico da Nação e um dos líderes da inconfidência mineira. Em razão do feriado, a Prefeitura de Umuarama terá ponto facultativo na sexta, 22, conforme determina o decreto 95/2022, publicado no último dia 4. Embora o Paço Municipal e demais órgãos públicos estejam fechados nesse dia, os serviços essenciais serão mantidos.

O decreto declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais, que não terão atendimento regular à população. As secretarias municipais poderão, contudo, estabelecer plantão com esse fim, a critério do próprio órgão ou entidade da administração. O decreto não se aplica aos serviços funerários, varrição de vias públicas, coleta de lixo orgânico e reciclável e à Guarda Municipal, que funcionarão normalmente.

Outros serviços essenciais funcionarão em sistema de plantão, como a Vigilância Sanitária. Conforme o calendário escolar, na sexta-feira haverá aula normalmente nas escolas municipais. A prestação dos serviços do Ambulatório de Síndromes Gripais e no Pronto Atendimento Municipal (PAM) também ser mantida em condições normais, com atendimento 24h/dia, já as unidades básicas de saúde e a farmácia central permanecerão fechadas.