Acesf convoca os concessionários de terrenos no cemitério para recadastramento

24 de fev de 2022 Acesf
Imagem Acesf convoca os concessionários de terrenos no cemitério para recadastramento
Acesf convoca os concessionários de terrenos no cemitério para recadastramento

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) está convocando as famílias detentoras de concessão de terrenos no cemitério municipal para apresentarem informações atuais junto à instituição e providenciarem a nova documentação. O recadastramento é necessário para atualizar o banco de dados da Acesf a partir do mapeamento realizado pouco antes da pandemia e também para identificar jazigos em situação de abandono, que serão revertidos ao município.

Do total de 13,5 mil terrenos cadastrados no cemitério, cerca de 2 mil apresentam inconsistência de dados dos concessionários. “Há terrenos sobre os quais não há nenhum registro das famílias detentoras do direito de uso. Em outros casos o endereço se perdeu e os números de telefones foram desativados ou transferidos para outras pessoas, impossibilitando o contato”, explicou o diretor-presidente da Acesf, Édipo Turisco.

Boa parte dos túmulos abandonados foram identificados por placas e a administração tem publicado convocações para os concessionários na imprensa, a fim de chamar a atenção para que compareçam e regularizem a situação. Decorrido o prazo de 90 dias da publicação, a Acesf pode iniciar o processo de reversão ao município, exumar os restos mortais e conceder os terrenos a outras famílias interessadas.

Para alojar os restos das pessoas sepultadas nesses jazigos, o município está construindo um ossário coletivo juntamente com um abrigo para resíduos provenientes de exumações, com o investimento aproximado de R$ 126 mil em recursos próprios. Turisco lembra que o recadastramento destina-se aos concessionários dos terrenos, independente do número de pessoas sepultadas em cada túmulo.

“É necessário apresentar o documento de posse do terreno e documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de endereço, além de informar os telefones de contato”, explicou. “Também orientamos a família a revestir os túmulos ou, pelo menos, manter a laje em boas condições para evitar incidentes como a exposição dos restos do ente sepultado e a entrada de animais no jazigo”, completou.

Caso a atualização cadastral seja realizada por terceiros, é necessário apresentar também uma procuração. A família pode comparecer a qualquer tempo na Acesf ou, se preferir, agendar o atendimento pelo telefone (44) 3622-5878. O cemitério municipal conta hoje com cerca de 55 mil pessoas sepultadas.