Umutrans apresentou ações locais em reunião do Pnatrans em Curitiba

25 de jan de 2022 Umutrans
Imagem Umutrans apresentou ações locais em reunião do Pnatrans em Curitiba
Umutrans apresentou ações locais em reunião do Pnatrans em Curitiba

Umuarama foi uma das cidades paranaenses convidadas a apresentar, em reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), realizada em Curitiba na última sexta-feira, 21, ações de sucesso que a Diretoria de Trânsito (Umutrans) implementou nos últimos anos para ampliar a segurança a condutores de veículos e pedestres. De 2017 para 2021 o número de acidentes no trânsito da cidade caiu de 1.105 para 985, com redução também no número de óbitos – de 16 para 9.

A diminuição das mortes provocadas pelo trânsito nas ruas e avenidas foi o melhor resultado das medidas e investimentos realizados, aponta a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer. Falando ao secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, ao diretor-geral do Detran/PR, Wagner Mesquita, entre outras autoridades, a diretora fez uma apresentação completa das ações e mostrou os resultados.

“Em 2017 tivemos 1.105 acidentes urbanos e 16 mortes. A partir das ações, os números começaram a diminuir – foram 1.041 acidentes em 2018, 1.034 em 2019 e 880 em 2020, com ligeiro aumento em 2021 (985). Já as mortes no trânsito reduziram para 13 em 2018 e nove em 2020 e 2021. Entusiasta que sou, vejo grande avanço na área de mobilidade e trânsito em um futuro próximo, já que os investimentos possibilitam resultados de longo prazo”, afirmou.

Entre as ações apresentadas, destaque para o Plano de Mobilidade Urbana instituído em 2020; melhorias na sinalização viária, diversas obras de engenharia de trânsito, instalação de 150 placas indicativas, modernização e ampliação do parque semafórico, duplicação de vias de acesso, construção de mais de 10 km de ciclovias, contratação de 20 agentes de trânsito por concurso público e instalação de 24 medidos de velocidade educativos (os ‘anjinhos’).

Ainda a aquisição de etilômetros, educação no trânsito (escolinha e palestras), instalação de 17 equipamentos para fiscalizar avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres e também leitor de placas OCR (monitoramento do trânsito compartilhado com as políticas Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Secretaria de Segurança Pública do Paraná) e fiscalização móvel de velocidade (em vias com limite de velocidade de 60 Km).

A reunião do Pnatrans contou com representantes do Denatran, Detran/PR, polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Dnit, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Observatório Nacional de Segurança Viária, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), BPTran e Setran Curitiba, além da Umutrans. “Outro aspecto importante discutido foi a integração dos órgãos para uma atuação conjunta no trânsito”, completou Dianês.

PLACA PRETA

Ainda em Curitiba, na Assembleia Legislativa do Estado, a diretora da Umutrans representou Umuarama no evento de lançamento da placa preta para veículos de coleção, realizado na manhã de sábado, 22. Na ocasião Dianês Piffer esteve com o diretor do Detran/PR, Wagner Mesquita, e com o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.