Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Sestram instala semáforo no entroncamento da Tiradentes com a Olinda

Compartilhar:
23 de ago de 2022 Umutrans
Imagem Sestram instala semáforo no entroncamento da Tiradentes com a Olinda
Sestram instala semáforo no entroncamento da Tiradentes com a Olinda

Motoristas que trafegam pela avenida Tiradentes, sentido rodovia PR-323, devem ficar atentos à sinalização de obra nas imediações do entroncamento com a avenida Olinda, entre os jardins Panorama e Tamoyo. Uma equipe da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) iniciou na segunda-feira, 22, a instalação de um novo conjunto semafórico e o serviço deve se estender até esta quarta-feira, 24. O dispositivo já foi acionado em amarelo intermitente, para conhecimento dos condutores, e será ligado em definitivo nesta quarta-feira, 24.

Em alguns momentos foi necessário fazer o desvio pela rua Sete de Setembro e Avenida Liberdade, até retornar à Tiradentes. No sentido contrário (centro) o trânsito seguiu em meia pista, inclusive para quem vem pela Olinda, e foi liberado no meio da tarde.

“Estamos instalando um semáforo de três tempos neste local para distribuir de forma mais segura o fluxo de veículos. É um ponto de grande movimento onde notamos dificuldades de acesso nos horários de pico, tanto para motoristas quanto para pedestres”, disse o secretário da Sestram, Elizeu Vital Silva, que acompanhava a implantação do dispositivo na manhã desta terça-feira.

A diretora de Trânsito do município, inspetora Dianês Maria Piffer, explica que a mudança foi resultado de um estudo do departamento de engenharia de tráfego da Sestram. “O entroncamento da Olinda com a Tiradentes recebe uma quantidade expressiva de veículos que fazem a conversão à esquerda (descendo pela Tiradentes sentido PR-323), para terem acesso a vários bairros residenciais localizados naquela região”, apontou.

O semáforo vem dar mais segurança aos motoristas que precisam fazer essa manobra, especialmente nos horários de grande movimento, e também aos pedestres. “Tendo em vista a expansão habitacional e o crescimento constante da frota de veículos do município, é importante realizar as intervenções necessárias e garantir mais segurança, sempre com base em estudos da engenharia de trânsito”, completou Dianês.

A nova sinalização atenderá também aos motoristas que chegam à Tiradentes pela avenida Olinda e tinham dificuldades de acesso. O semáforo será sincronizado com o dispositivo que funciona no cruzamento da Tiradentes com a avenida Liberdade e a Rua do Centro – uma quadra abaixo. “Nossa intenção é implantar uma ‘onda verde’, sincronizando os tempos dos semáforos das esquinas com a Castelo Branco, Olinda e Liberdade”, disse o chefe da Divisão de Transportes da Umutrans, Juracy Antônio Narcizo.

“Trata-se de um cruzamento bastante perigoso. O semáforo vai exigir um pouco mais de atenção, até que os motoristas estejam familiarizados. O transtorno será breve e contamos com a paciência dos motoristas, mas devem presar sempre pela segurança de todos”, completou o secretário Elizeu Vital. O investimento no semáforo é de aproximadamente R$ 125 mil e inclui várias hastes metálicas galvanizadas, cinco porta-focos grandes (modelo ciclovisual) e oito repetidores, além do controlador.

Visualizar imagens Flickr