Rotatória dá um novo aspecto ao cruzamento da Av. Brasil com Guanabara

4 de dez de 2020 Umutrans
Imagem Rotatória dá um novo aspecto ao cruzamento da Av. Brasil com Guanabara
Rotatória dá um novo aspecto ao cruzamento da Av. Brasil com Guanabara

Está praticamente concluída a rotatória que a Prefeitura está implantando no entroncamento da Avenida Brasil com a Guanabara, na zona VII, próximo à saída para Xambrê. A parte de obras e pavimentação já foi concluída, bem como o plantio de grama. Parte da sinalização também já foi implantada, mas faltam ainda alguns elementos. O trânsito, porém, já flui normalmente no local e a mudança na organização já pode ser notada.

O secretário municipal de Defesa Social, major Valdecir Capelli, explica que a obra tem como objetivo reduzir o número de acidentes e melhorar a mobilidade e a fluidez no trânsito. “A obra elimina um gargalo do trânsito local, facilitando o escoamento, mas os motoristas devem trafegar com atenção nesse período de obras. Também será instalado um superposte de LED e melhorada a iluminação pública no entorno”, explicou.

A rotatória traz algumas mudanças que deverão ser observadas. Entre as avenidas não haverá mais preferencial, que passa a ser do motorista que estiver fazendo o ‘balão’, conforme as regras de trânsito. A Rua Ibiaí, entre a Brasil e a Av. Parigot de Souza, voltou a ter mão dupla. Foi necessário reposicionamento de bueiros e com isso a drenagem pluvial também foi melhorada.

Além da redução de acidentes, a iluminação e a nova sinalização vão proporcionar mais conforto e segurança aos motoristas. Para o prefeito Celso Pozzobom, melhorias na mobilidade se tornaram constantes nos últimos anos. “Umuarama está crescendo, o movimento aumenta e com isso surgem gargalos que precisam ser estudados e resolvidos, além do planejamento das nossas vias para o aumento constante da frota de veículos”, disse.

“Temos hoje mais de 86 mil veículos circulando em Umuarama, fora os visitantes de outras cidades da região, e aquele ponto sempre registrou grande movimento por distribuir o tráfego para as rodovias PR-323 (saída para Guaíra) e PR-489 (Xambrê e Mato Grosso do Sul)”, completou o prefeito.

No entorno da rotatória foram implantadas melhorias na acessibilidade, iluminação, recapeamento asfáltico e sinalização, garantindo melhor mobilidade aos motoristas e pedestres, além de mudanças no canteiro central da Guanabara, que foi prolongado e ganhou vagas de estacionamento paralelas à avenida.