5 de jan de 2021 Umutrans
Imagem Prolongamento de canteiros é concluído no cruzamento da Ângelo Moreira com Amapá

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) concluiu as obras de prolongamento e readequação de canteiros no cruzamento das avenidas Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com Amapá, nas proximidades da Igreja São José Operário, com melhorias na acessibilidade e implantação de rotatória para reorientar o tráfego de veículos. O objetivo é garantir mais segurança aos motoristas e pedestres em um dos pontos críticos do trânsito local, que concentra vias públicas de grande movimento.

A empresa contratada para executar o serviço concluiu a concretagem ainda em dezembro e agora a Umutrans providenciou o reforço na sinalização horizontal, com a pintura de faixas de pedestre e demais orientações. “Com o novo desenho, os pedestres terão mais segurança para a travessia e ao mesmo tempo os motoristas terão uma visão melhor do tráfego na passagem pelo cruzamento, contribuindo para evitar os acidentes até então comuns naquele local”, explicou o secretário municipal de Defesa Social, major Valdecir Capelli.

As obras civis e a nova sinalização, inclusive com proibição de conversões à esquerda, devem resolver um gargalo do trânsito na região central. A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, explicou aquele é um ponto crítico, com ocorrência de pequenos acidentes quase diários. “Haverá mudança na sinalização e vamos limitar as conversões à esquerda, que provocam situação de risco com motoristas que vêm pela Avenida Amapá e contornam para a Dr. Ângelo Moreira”, disse.

A Umutrans informa que haverá ainda pequenas obras com ajustes em todo o entorno, com a finalidade de melhorar o trânsito. “Vamos avaliar o comportamento dos motoristas, podendo haver novas adequações no futuro e inclusive a instalação de semáforo, se necessário, já que a Dr. Ângelo Moreira é uma das principais avenidas que ligam a cidade praticamente de ponta a ponta, desde o trevo do Gauchão até a Avenida Portugal, na saída para Maria Helena”, acrescentou Capelli.

A readequação do cruzamento resulta de termo de compromisso entre o município e a construtora responsável por um edifício residencial nas imediações, ao lado de um supermercado. “Novos polos geradores de tráfego devem investir em obras e equipamentos para a melhoria do trânsito, uma vez que suas instalações aumentam o movimento de veículos e, por consequência, o risco de acidentes”, completou o secretário de Defesa Social.