Prazo para vistoria de veículos do transporte escolar acaba na sexta-feira

27 de jan de 2022 Umutrans
Imagem Prazo para vistoria de veículos do transporte escolar acaba na sexta-feira
Prazo para vistoria de veículos do transporte escolar acaba na sexta-feira

Em dez dias as aulas presenciais na rede pública de ensino serão retomadas em Umuarama. E para garantir a segurança de condutores e usuários de veículos de transporte escolar, a Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama) está realizando vistorias em vans, kombi, micro-ônibus e demais automóveis remunerados para transportar alunos.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva, alerta que os proprietários devem renovar a autorização para que possam atuar no primeiro semestre do ano letivo de 2022. “A inspeção veicular será feita até esta sexta-feira, 28 de janeiro, na Umutrans (pátio da Guarda Municipal), sempre com agendamento por questão de segurança quanto aos protocolos covid”, pontua.

A validade dessa liberação é de seis meses e, segundo Vital, caso o motorista não regularize a situação do veículo até a data estipulada, ele poderá perder o alvará, que o impedirá de exercer a atividade. “A vistoria é obrigatória, conforme estabelecido no Código Brasileiro de Trânsito”, alerta.

Para realizar o transporte escolar em Umuarama é preciso a atualização do cadastro e a aprovação em vistoria veicular. “São exigidos equipamentos obrigatórios estipulado em lei, como cinto de segurança para todos os ocupantes, extintor de incêndio, pneus em boas condições, retrovisores externos adequados, tacógrafo e seguro em dia (quitado, não apenas em proposta), entre outras exigências”, destaca.

Ele acrescenta que todos os veículos de transporte de escolares autorizados a trabalhar no município devem exibir um selo de vistoria, renovado semestralmente. “Sem esse selo, o veículo é considerado irregular, clandestino, e passível de notificação e apreensão, sem contar outras penalidades que podem ser aplicadas pelas autoridades de trânsito”, frisa.