
Notícia
População é convidada a discutir sobre vagas de estacionamento para pessoas com deficiência

Evento coordenado pela Sestram e pelo CMDPD será realizado às 19h30 desta quarta-feira na Câmara de Vereadores
Umuarama vai discutir nesta quarta-feira (15) vários pontos da Lei Brasileira de Inclusão, em um evento coordenado em parceria entre o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram). Toda a população é convidada para participar da Consulta Pública que vai abordar a ampliação de vagas de estacionamento PcD na região central da cidade. O encontro será às 19h30 na Câmara de Vereadores.
Elidiamara Simões Nunes, presidente do CMDPD, é considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, e que, em interação com uma ou mais barreiras, pode ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. “É pensando nessa condição básica que nos juntamos à Sestram e a toda a sociedade para discutirmos a garantia de vagas de estacionamento rotativo às PCD”, observa.
Já o secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva, comenta que para que os espaços possam ser mais democráticos, exige que a administração municipal adote as providências que tragam soluções para garantir conforto e segurança para todos os usuários de estacionamento, principalmente para pessoas com quaisquer tipos de limitações. “O município, por meio da Sestram, da Umutrans e outras entidades parceiras, está estudando um novo modelo de estacionamento rotativo pago, desta forma, esta é a hora de discutirmos com o CMDPD a situação sobre as vagas especiais para pessoas com deficiência”, ressalta.
Vital acrescenta que é fundamental que representantes de toda a sociedade participem dessa Consulta Pública para examinar e avaliar o maior número de soluções tecnológicas, colher subsídios e informações úteis que servirão de base e critério para eventual contratação de empresa especializada na prestação de serviços de gerenciamento de vagas de estacionamento. “De acordo com Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado deve ser destinado a pessoas com deficiência. Em Umuarama, além de garantir essa determinação, pretendemos, dentro do possível, ainda ampliar esse número”, pontua o secretário.