Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Obras de reforma da sede da Defesa Social estão praticamente concluídas

Compartilhar:
21 de jan de 2021 Umutrans
Imagem Obras de reforma da sede da Defesa Social estão praticamente concluídas
Obras de reforma da sede da Defesa Social estão praticamente concluídas

A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação concluiu as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, onde funcionam a Diretoria de Trânsito (Umutrans) e a Guarda Municipal de Umuarama (GMU). O prédio passou por completa revitalização e ganhou 133 m² de área construída em alvenaria e 110 metros de cobertura metálica aberta, totalizando 244 m² de ampliação.

O serviço foi iniciado no ano passado com o investimento de R$ 395,5 mil em recursos próprios e incluiu reforma da fachada, pintura, piso e melhorias nos ambientes internos. Agora falta apenas aplicar na fachada a nova identidade visual. “A Umutrans recebe um grande fluxo diário de condutores e proprietários de veículos. A reforma melhorou a recepção aos usuários, oferecendo mais conforto e comodidade, proporcionou melhores condições de trabalho aos funcionários e assegurou acessibilidade a pessoas com deficiência”, apontou o prefeito Celso Pozzobom.

A obra inclui novas salas de administração, alojamento para os futuros agentes de trânsito, refeitório e a nova fachada, integrando as modificações arquitetônicas. Mesmo durante as obras, o atendimento ao público foi mantido, obedecendo às recomendações de segurança diante da pandemia de coronavírus.

A Secretaria Municipal de Defesa Social congrega a Umutrans, a sede da Guarda Municipal e também a Defesa Civil, setores de grande importância na questão de segurança. “Precisávamos de um espaço mais adequado para receber os usuários e atender às suas demandas. O prefeito Celso Pozzobom foi receptivo a esse pedido e agora temos uma sede mais estruturada, confortável e inclusiva para todos”, disse o secretário da Defesa Social, major Valdecir Capelli.

Segundo o secretário, a pasta gerencia hoje um parque com semáforos instalados em cerca de 40 pontos da cidade, além de 24 locais monitorados por “Anjinhos” para educação dos motoristas – além de uma unidade móvel para blitze educativas – e 15 cruzamentos com fiscalização eletrônica de avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres, sem falar na manutenção constante de pintura de sinalização, colocação e troca de placas de trânsito e de orientação. Por isso, o fluxo de condutores tem aumentando consideravelmente na Umutrans, em busca de informações, recursos e esclarecimentos.

FURÕES’

Há algumas semanas, novos pontos passaram a ser monitorados por câmeras de fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres – os cruzamentos das avenidas Castelo Branco com Dr. Ângelo Moreira da Fonseca; Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com Guanabara; Tiradentes com a Castelo Branco (sentido rodovia PR-323), Av. Parigot de Souza com Ipiranga (no Bosque dos Xetá) e avenida Ivo Sooma (rotatória sentido centro).

As câmeras estão integradas ao centro de monitoramento da Umutrans e da Guarda. As mais antigas funcionam na Av. Tiradentes (esquinas com av. Liberdade e Castelo Branco, sentido centro); Av. Paraná (esquina com Av. Rolândia, com a Av. Rio Grande do Sul e com a Av. Apucarana), Av. Parigot de Souza com Av. Castelo Branco, na Av. Flórida com Av. Castelo Branco; Av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca com Praça Oscar Thompson (próximo ao Cemil); Av. Manaus com Av. Rio Branco (Cidade Canção); e Av. Brasil com Av. Ipiranga.

Em breve haverá dois cruzamentos sinalizados por semáforos – Av. Portugal com Leonildo Stecca (já instalado, porém ainda não acionado) e no entroncamento com a Avenida Valdomiro Frederico. Desde 2017 o município investiu mais de R$ 1 milhão no parque semafórico, com novas instalações, modernização de conjuntos (troca de controladores, porta-foco ciclo visual, obras civis, prolongamento de canteiros e acessibilidade) e a instalação de 30 controladores novos.

Visualizar imagens Flickr