Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Motoristas impacientes atrapalham serviços de reforço da sinalização

Compartilhar:
24 de out de 2022 Umutrans
Imagem Motoristas impacientes atrapalham serviços de reforço da sinalização
Motoristas impacientes atrapalham serviços de reforço da sinalização

Atitudes de alguns condutores de veículos diante da necessidade constante de conservação e renovação da sinalização viária horizontal têm criado situações desagradáveis para a administração municipal. Com certa regularidade, a equipe que trabalha na pintura de faixas e sinais de trânsito no asfalto tem sido hostilizada por motoristas impacientes, que além de prejudicarem a realização do serviço ainda colocam a segurança dos trabalhadores em risco.

O alerta é da diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer, para quem tem se tornado cada vez mais evidente a falta de respeito com que os condutores tratam os servidores. “Têm ocorrido alguns fatos lamentáveis. Recentemente um condutor estacionou seu veículo, desceu e atirou pedras contra os servidores porque eles haviam interditado temporariamente uma via, para reforçar a sinalização. Eram necessários poucos minutos para a tinta secar e o condutor não queria esperar, tornando-se agressivo”, destacou.

E este não foi o único caso. Em outra ocasião, os trabalhadores quase foram atropelados. “Os motoristas veem a sinalização de aviso, os cones e placas, mas não diminuem a velocidade. Solicitamos que a população preste mais atenção nos locais de obras, que são sinalizados. Onde houver cones na via é porque tem gente trabalhando e é preciso diminuir a velocidade, ter mais paciência”, acrescentou o secretário municipal da Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva.

Há motoristas, ainda, que retiram ou ‘atropelam’ os cones onde as vias estão interditadas para pintura – o que caracteriza, inclusive, infração de trânsito. Nesta segunda-feira, 24, a equipe da Umutrans iniciou a revitalização das faixas na avenida Ivo Sooma, que conta com tráfego intenso durante todo o dia. Para acompanhar o serviço e garantir a segurança de trabalhadores e motoristas, a Sestram destacou agentes da autoridade de trânsito.

Com velocidade limitada a 60 km/h, a avenida convive com motoristas que excedem esse limite e passam dos 80 e até dos 100 km/h no trecho, apesar da fiscalização constante da Sestram, por meio dos agentes de trânsito. “Contamos com a compreensão dos motoristas porque a sinalização existe para garantir a segurança e a organização do trânsito, o que beneficia a todos. As intervenções costumam ser rápidas e os efeitos bem duradouros”, completou Vital.

VANDALISMO

Além disso, o município também sofre prejuízos com danos causados em semáforos e pontos de ônibus. Neste mês um ponto de ônibus foi praticamente destruído num acidente e o condutor foi identificado, o mesmo ocorrendo com dois semáforos danificados.

“Identificamos os responsáveis pelos danos e instauramos processos para ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos. Além disso, cerca de 20 placas de trânsito são danificadas por mês em Umuarama, seja por acidentes, manobras de veículos ou atos de vandalismo. Para a reposição de tubos, hastes de aço, concreto e mão de obra, além das placas, são gastos cerca de R$ 8 mil por mês”, encerrou a diretora Dianês Piffer.

Visualizar imagens Flickr