Umutrans

Escolinha de Trânsito do município inicia atividades com a primeira turma

Data de publicação: 21/03/2023

Foto da matéria Escolinha de Trânsito do município inicia atividades com a primeira turma

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Escolinha de Trânsito de Umuarama, uma das primeiras do Estado no âmbito municipal, iniciou mais um ano de atividades nesta terça-feira, 21. A aula inaugural de 2023, para alunos do 4º ano da Escola Municipal Manuel Bandeira, foi conduzida pela coordenadora do projeto, Andressa Siqueira Morando.

A abertura das atividades teve a presença dos secretários municipais de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva; da Educação, Mauriza Lima Menegasso; da Assistência Social, Adnetra Vieira Santana; do diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato; do diretor da Umutrans, Reginaldo Barros; Roger Brambila Giopatto, coordenador do Centro Pop; e, representando o prefeito Hermes Pimentel, do secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos.

“Os alunos são escolinha são nossos parceiros, pois levam para casa o aprendizado das aulas de trânsito e ajudam a ‘fiscalizar’ a conduta dos pais e familiares, além de dividir o aprendizado com os demais coleguinhas da sua escola”, disse Elizeu Vital. “Também são os futuros motoristas, por isso é importante investir na educação para o trânsito desde cedo. O projeto tem total apoio do prefeito Pimentel”, completou.

O diretor da Umutrans lembrou que a escolinha iniciou suas atividades em 2009, sob a sua gestão à frente da diretoria de trânsito. “É importante essa parceria com a Secretaria de Educação, a participação dos alunos do 4º ano, aprendendo desde cedo para serem bons motoristas no futuro”, disse Reginaldo Barros.

A secretária Mauriza lembrou que o aprendizado na escolinha pode ajudar a reduzir o número de acidentes e de vítimas do trânsito. “Os alunos entendem melhor os cuidados que devem tomar ao atravessar uma rua, por exemplo, e isso pode salvar vidas. Hoje mesmo testemunhei um acidente por imprudência de um dos motoristas que, se respeitasse a sinalização, poderia ser evitado”, apontou.

Em nome do chefe do Executivo, o secretário André Rodrigues parabenizou a equipe envolvida no projeto e os alunos, pela presença, e deixou um abraço do prefeito Pimentel. “Tenho certeza que esse aprendizado será importante para a vida de vocês”, apontou. Os alunos conheceram a pista de trânsito da minicidade sob a orientação do instrutor, agente de trânsito Fabrício Mitsuyochi Ito. Cada turma terá três encontros ao longo do ano e todas as escolas municipais devem ser contempladas.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: