Umutrans

Data de publicação: 09/09/2022

Foto da matéria Diretoria de Trânsito e parceiros preparam ações para a Semana Nacional do Trânsito

Em reunião nesta quinta-feira, 8, na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), a Diretoria de Trânsito de Umuarama e instituições parcerias definiram as ações que serão promovidas durante a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. A intenção é conscientizar a população, especialmente os mais jovens, para reduzir o número de acidentes e vítimas de trânsito.

Neste ano, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) estabeleceu como tema da campanha a frase “No trânsito, todos nós podemos salvar vidas”. Os materiais propostos também focam nos riscos causados pelo uso do telefone celular ao volante, com a orientação ‘Dirigir usando celular não tem sentido’.

“Vamos trabalhar com blitze educativas nas escolas, colégios e pontos de grande movimento, coma distribuição de material orientativo, e também com blitze de fiscalização para coibir irregularidades. Os impressos foram produzidos em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob, que concedeu o patrocínio”, destacou a diretora de Trânsito de Umuarama, Dianês Maria Piffer.

A campanha concentrará ações nas portas de escolas e colégios públicos e privados, com orientações aos pais dos alunos. “Estamos desenvolvendo este trabalho de forma constante com os nossos agentes de trânsito e vamos reforçar agora na Semana de Trânsito. As ações terão a participação de equipes da Umutrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e dos agentes”, completou a diretora.

Os panfletos alertam que é muito comum ver condutores de veículos manuseando ou falando ao celular enquanto dirigem, em Umuarama e outras partes do país. Muitos se distraem e acabam provocando acidentes, avançando o sinal vermelho e atropelando pedestres. Entre motociclistas, este comportamento é ainda mais perigoso.

Como consequência, as estatísticas mostram que a maioria dos acidentes acontece por distração dos condutores, sendo o celular um dos principais motivos. “Daí vem a ocupação de leitos hospitalares, mobilização de ambulâncias e profissionais envolvidos no atendimento às vítimas de acidentes”, alerta a campanha.

Conduzir veículo ou motocicleta manuseando ou falando ao celular é infração de natureza gravíssima, punível com a perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47 conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).