Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Blitz de fiscalização da campanha Maio Amarelo retira 23 motos de circulação

Compartilhar:
7 de mai de 2022 Umutrans
Imagem Blitz de fiscalização da campanha Maio Amarelo retira 23 motos de circulação
Blitz de fiscalização da campanha Maio Amarelo retira 23 motos de circulação

Além das ações educativas a condutores de veículos e pedestres, a campanha Maio Amarelo – um movimento internacional que chama a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito – também tem operações de fiscalização, visando coibir infrações e autuar motoristas em desacordo com o código de trânsito visando dar mais segurança à população de Umuarama.

Neste ano, a campanha ressalta que a missão de salvar vidas não recai apenas sobre os profissionais de saúde, bombeiros e socorristas. Uma condução segura, respeitando as leis de trânsito e a integridade do próximo, evita colocar pessoas em risco e é também uma forma importante de salvar vidas.

A campanha tem como público-alvo o idoso e o motociclista, que são maioria das vítimas conforme as estatísticas. “Praticamente todos os acidentes com óbitos ou ferimentos graves envolvem motocicletas e atropelamentos de idosos”, lembra a diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer. Neste ano já houve quatro mortes decorrentes de acidentes. Em todo o ano passado o trânsito fez nove vítimas fatais.

Na noite de sexta-feira, 6, a Polícia Militar e a Guarda Municipal realizam operação conjunta de fiscalização do trânsito em dois pontos da cidade – o cruzamento das avenidas Maringá com Rolândia e a avenida Guanabara. O saldo da ação foi expressivo: 23 motocicletas acabaram recolhidas ao pátio da PM e 52 condutores de veículos sofreram autuações por infrações de trânsito.

Dez multas foram aplicadas a condutores que dirigiam sem possuir a carteira nacional de habilitação nem a permissão provisória de direção. Houve seis autuações por permitir que pessoa não habilitada tome a direção de veículo, um motorista foi flagrado dirigindo com a carteira suspensa, outro estava com a carteira vencida há mais de 30 dias e um condutor dirigia veículo sem qualquer placa de identificação. Houve ainda uma autuação por conduzir veículo com característica alterada.

A infração que resultou no maior número de notificações (23 no total) foi conduzir veículo não licenciado. Um motorista foi multado por equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante e oito motociclistas foram autuados por conduzir motos com descarga livre (escape barulhento).

A campanha Maio Amarelo tem foco nos motociclistas e idosos, mas deve envolver toda a população com farta distribuição de material orientativo, blitze educativas e de fiscalização em pontos de grande movimento, nas entradas e saídas de escolas, distribuição de material educativo, orientação nos grupos do programa Vida Ativa Melhor Idade e na prova ‘Vou de Bike’, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Estão previstas ações em escolas e colégios públicos e privados, nas feiras livres e Feira do Produtor, no Lago Aratimbó e nas imediações do campus III da Universidade Paranaense (Unipar), palestra para motociclistas e idosos e uma simulação de acidente com encenação.