Blitz da campanha Maio Amarelo retira várias motocicletas de circulação

27 de mai de 2022 Umutrans
Imagem Blitz da campanha Maio Amarelo retira várias motocicletas de circulação
Blitz da campanha Maio Amarelo retira várias motocicletas de circulação

As ações da campanha Maio Amarelo, que busca aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de vítimas de acidentes, teve uma blitz na tarde desta sexta-feira, 27, na Avenida Parigot de Souza, nas imediações do Bosque dos Xetá. Nove motocicletas e um automóvel acabaram retirados de circulação devido a irregularidades e infrações de trânsito e 24 autuações foram aplicadas aos condutores.

Foram 10 autuações por veículo não devidamente licenciado, seis devido ao condutor não possuir CNH ou permissão para dirigir, três autuações por dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias, outras três por permitir a condução de veículo a pessoa não habilitada e mais duas por desobedecer ordens do agente de trânsito e por trafegar na contramão de direção). Uma das motos recolhidas ao pátio do 25º BPM somava aproximadamente R$ 42 mil em débitos.

A operação envolveu o batalhão de trânsito da Polícia Militar, equipe da Guarda Municipal de Umuarama e agentes da autoridade de trânsito. A diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer, informou que a blitz foi iniciada às 14h e durou até por volta das 16h30. Em outra ação semelhante (no último dia 6) o saldo foi 23 motocicletas recolhidas ao pátio da PM e 52 condutores de veículos autuados.

Dianês lembra que em Umuarama a campanha Maio Amarelo tem foco nos motociclistas e idosos, as maiores vítimas do trânsito, mas envolve toda a sociedade com farta distribuição de material educativo, blitze educativas e de fiscalização em pontos de movimento, entradas e saídas de escolas, orientação a grupos específicos – como jovens do Tiro de Guerra, estudantes e grupos da terceira idade –, simulação de acidentes em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Samu, e ainda participação em eventos esportivos, escolas e colégios, nas feiras e no Lago Aratimbó.

As ações foram iniciadas no último dia 2 e seguem até o final de maio. “Nos chama a atenção a grande quantidade de condutores sem CNH e a normalidade com que os infratores e os seus familiares tratam a questão. Vemos pais tentando encobertar e até apoiando a atitude infratora dos filhos. A fiscalização será contínua”, afirmou a diretora da Umutrans.

20 MIL EM DÉBITOS

Por volta das 10h desta sexta-feira, agentes de trânsito da Umutrans flagraram o condutor da motocicleta Honda CG 150 Fan vermelha, placa ASY1069 (Maringá/PR) cometendo infração de trânsito. Durante fiscalização na avenida Paraná a moto foi encontrada estacionando no passeio. Abordado pelos agentes, o condutor apresentou CNH em situação normal e informou que o veículo está em nome de terceiro.

Ao consultar o sistema foi constatado que a motocicleta possuía bloqueio judicial e débitos somando R$ 20.331,35 – ela acumula 83 multas de trânsito, sendo 48 de avanço de sinal vermelho. Com o apoio da Guarda Municipal, a moto foi apreendida e encaminhada ao pátio do 25º BPM. “Com esta apreensão retiramos de circulação um condutor infrator contumaz, que diariamente colocava em risco a própria vida e a vida de terceiros”, relatou Dianês Piffer.