Avanço de sinal vermelho preocupa autoridades do trânsito em Umuarama

31 de jan de 2022 Umutrans
Imagem Avanço de sinal vermelho preocupa autoridades do trânsito em Umuarama
Avanço de sinal vermelho preocupa autoridades do trânsito em Umuarama

O alto número de notificações por avanço de sinal vermelho registrado em Umuarama, no ano passado, chamou a atenção do secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, jornalista Elizeu Vital da Silva. Ele solicitou ao Departamento de Trânsito (Umutrans) a realização de ações de conscientização junto à sociedade depois que o prefeito Hermes Pimentel também manifestou preocupação com a situação.

“Não queremos que nossa administração seja marcada pela rigidez na cobrança de multas, mas é necessário que o cidadão se conscientize sobre o perigo que representa ‘furar’ o sinal vermelho. O risco de acidente é muito grande”, acentuou o prefeito.

A Umutrans conta hoje com 17 pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre. Segundo a diretora de Trânsito, Dianês Piffer, existem outros pontos onde há necessidade de instalar aparelho de fiscalização. “Apesar dos locais monitorados, temos observado outros locais onde os motoristas avançam o sinal vermelho de forma constante, por impaciência de esperar o sinal verde ou na ânsia de cruzar ‘antes que feche’”, explicou a diretora.

A Umutrans recebe diariamente motoristas revoltados e inconformados com a multa, oportunidade em que lhes são mostradas imagens da infração. “As imagens ficam gravadas e podem ser apresentadas à parte interessada. Quem tiver dúvida pode vir e requerer o direito de visualizar o erro. E 99% saem concordando que erraram” enfatizou Dianês.

Diante do quadro, o secretário Elizeu Vital pretende buscar a adesão da sociedade a um trabalho de conscientização. “Com fiscalização eletrônica ou não, o motorista está avançando o sinal e isso é um grande risco”, disse Vital. Segundo ele, em 2021 foram emitidas 44.600 notificações de multa por avanço de sinal vermelho. “É uma falta gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a perda de 7 pontos na carteira de habilitação. É bom pensar bem antes de cometer essa infração. Precisamos mudar essa realidade”, completou.