Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Avanço de sinal vermelho preocupa autoridades do trânsito em Umuarama

Compartilhar:
31 de jan de 2022 Umutrans
Imagem Avanço de sinal vermelho preocupa autoridades do trânsito em Umuarama
Avanço de sinal vermelho preocupa autoridades do trânsito em Umuarama

O alto número de notificações por avanço de sinal vermelho registrado em Umuarama, no ano passado, chamou a atenção do secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, jornalista Elizeu Vital da Silva. Ele solicitou ao Departamento de Trânsito (Umutrans) a realização de ações de conscientização junto à sociedade depois que o prefeito Hermes Pimentel também manifestou preocupação com a situação.

“Não queremos que nossa administração seja marcada pela rigidez na cobrança de multas, mas é necessário que o cidadão se conscientize sobre o perigo que representa ‘furar’ o sinal vermelho. O risco de acidente é muito grande”, acentuou o prefeito.

A Umutrans conta hoje com 17 pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre. Segundo a diretora de Trânsito, Dianês Piffer, existem outros pontos onde há necessidade de instalar aparelho de fiscalização. “Apesar dos locais monitorados, temos observado outros locais onde os motoristas avançam o sinal vermelho de forma constante, por impaciência de esperar o sinal verde ou na ânsia de cruzar ‘antes que feche’”, explicou a diretora.

A Umutrans recebe diariamente motoristas revoltados e inconformados com a multa, oportunidade em que lhes são mostradas imagens da infração. “As imagens ficam gravadas e podem ser apresentadas à parte interessada. Quem tiver dúvida pode vir e requerer o direito de visualizar o erro. E 99% saem concordando que erraram” enfatizou Dianês.

Diante do quadro, o secretário Elizeu Vital pretende buscar a adesão da sociedade a um trabalho de conscientização. “Com fiscalização eletrônica ou não, o motorista está avançando o sinal e isso é um grande risco”, disse Vital. Segundo ele, em 2021 foram emitidas 44.600 notificações de multa por avanço de sinal vermelho. “É uma falta gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a perda de 7 pontos na carteira de habilitação. É bom pensar bem antes de cometer essa infração. Precisamos mudar essa realidade”, completou.

Visualizar imagens Flickr