Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Agentes de trânsito podem monitorar tempo de uso das vagas de curta duração

Compartilhar:
24 de jun de 2022 Umutrans
Imagem Agentes de trânsito podem monitorar tempo de uso das vagas de curta duração
Agentes de trânsito podem monitorar tempo de uso das vagas de curta duração

Para assegurar o respeito aos critérios de utilização das vagas de curta duração, que possibilitam um estacionamento rotativo sem a cobrança de taxas na região central de Umuarama, a Diretoria de Trânsito – órgão da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana/ Sestram – está implantando um sistema que permite o monitoramento do tempo de parada dos veículos nas vagas demarcadas.

Por meio de um aplicativo instalado no PDA (assistente digital pessoal, semelhante a um celular) utilizado pelos agentes de trânsito é possível registrar com foto o tempo de permanência nas vagas. O sistema está em fase de testes, mas os resultados são considerados excelentes.

O foco inicial é sempre a orientação. “Caso o condutor esteja próximo do veículo, ele é orientado sobre o uso do pisca alerta e o tempo máximo de utilização da vaga, que é de 30 minutos”, explicou o inspetor de trânsito da Guarda Municipal, Alberto Cavalcante.

Porém, caso os agentes percebam que o tempo foi excedido ou que o pisca não foi acionado, o veículo torna-se passível de notificação. “Com o aplicativo e as fotos o agente tem como comprovar a irregularidade. Da mesma forma o condutor tem a possibilidade de defesa, caso queira contestar a notificação”, acrescentou o inspetor.

Com o PDA o agente de trânsito fotografa o veículo, documenta o local e o início da utilização da vaga e monitora o período regulamentar. Caso o tempo não seja respeitado, o equipamento agiliza o preenchimento do auto de infração.

Poucos agentes poderão monitorar um grande número de vagas de curta duração ao mesmo tempo, com a utilização desse sistema. “Mais uma vez reforçamos que o objetivo principal da fiscalização é manter a rotatividade, para que mais veículos possam utilizar as vagas e desta forma visitar e comprar no nosso comércio sem ter que pagar pelo estacionamento”, alerta o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva.

“Apenas condutores que desrespeitarem a sinalização estarão sujeitos à autuação. Basta ficar atento que ninguém terá problema”, acrescenta. Umuarama conta hoje com aproximadamente 420 vagas de curta duração, das quais em torno de 350 estão no centro comercial da cidade.

Visualizar imagens Flickr