Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Agentes de trânsito apreendem moto com placa clonada após várias infrações

Compartilhar:
25 de jan de 2023 Umutrans
Imagem Agentes de trânsito apreendem moto com placa clonada após várias infrações
Agentes de trânsito apreendem moto com placa clonada após várias infrações

A Diretoria de Trânsito (Umutrans) da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), recebeu nesta terça-feira, 25, informações do proprietário da Honda CG 150 Fan, placa AXU8H60, cor vermelha, morador de Rio Claro (SP), de que sua motocicleta estava recebendo muitas multas de trânsito em Umuarama sem ele nunca ter transitado nesta cidade.

De acordo com a diretora Dianês Maria Piffer, a partir da reclamação a equipe realizou uma busca nos sistemas e constatou que de fato havia oito multas aplicadas por avanço de sinal vermelho à referida placa, todas recentes. “Conferimos as características da motocicleta original com as da que circulava por aqui, por meio das gravações em vídeo das infrações, e foi possível verificar várias diferenças, apesar de serem da mesma marca, modelo e cor”, disse.

Após confirmada a suspeita de clonagem da placa, as informações foram repassadas aos agentes de trânsito que, em menos de quatro horas, conseguiram localizar a moto e realizar a abordagem e apreensão. “Em princípio o condutor se disse inocente e afirmou não saber da procedência ilícita da moto, porém ao ser confrontado acabou confirmando que sabia se tratar de veículo ‘B.O’”, acrescentou a diretora.

Após uma análise minuciosa no chassi da motocicleta foi possível verificar que os números haviam sido raspados, com algumas marcas suprimidas e remarcadas. A motocicleta, junto com o seu condutor, foi encaminhada à 7ª Subdivisão Policial para as providências cabíveis. Uma equipe da Guarda Municipal também deu apoio no encaminhamento do condutor.

“Esse é mais um trabalho dos nossos agentes de trânsito, que utilizam de toda a tecnologia disponível no órgão de trânsito e desempenham com muita competência as suas funções”, disse Dianês. Segundo ela, o avanço de sinal vermelho – prática muito comum das motos ‘B.O.’ – veículos geralmente já baixados no sistema, resultantes de furto/roubo ou com débitos impagáveis – é uma grave infração de trânsito que coloca em risco a segurança do próprio motociclista e de terceiros.

Após a apreensão da moto com placa clonada e a solução do caso, o morador Elisangelo Augusto de Jesus, de Rio Claro, encaminhou mensagens à Sestram: “Hoje, graças à Umutrans, é um dia mais feliz para mim. Estou leve, de alma lavada. Este caso me deixou muito preocupado e com a distância - acredito que uns 1000 Km - me senti de mãos atadas. Mas a Umutrans, através da diretora Dianês resolveu o caso”, afirmou.

“Só tenho a agradecer a toda equipe pela atenção. Parabenizo os agentes pelo empenho e sou muito grato. O atendimento de vocês é nota 1000. Meu muito obrigado de coração (e que) Deus abençoe sempre essa instituição e as pessoas nela contidas. Obrigado, obrigado”, escreveu.