
Notícia
Ações do Maio Amarelo apresentam agentes da autoridade de trânsito à população

A abertura das ações da campanha Maio Amarelo, com uma blitz educativa reunindo os vários parceiros envolvidos no Bosque Uirapuru, na manhã desta segunda-feira, 2, marcou o início das atividades dos agentes da autoridade de trânsito, que foram nomeados pelo município na última semana. A orientação aos motoristas que passavam pela avenida Apucarana foi a primeira atividade prática oficial dos 17 agentes, que agora vão fiscalizar o trânsito nas ruas de Umuarama.
A prioridade dos agentes é dar mais segurança ao trânsito urbano, atuando de forma educativa, com orientações e também fiscalizando e autuando condutores por eventuais infrações. “O objetivo mais é tornar o trânsito de Umuarama mais seguro, com respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro e uma boa convivência entre condutores e pedestres. Eles também observarão a rotatividade nas vagas de curta duração para estacionamento no centro”, explicou o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram), Elizeu Vital da Silva.
A blitz de abertura do Maio Amarelo reuniu a Sestram, Guarda Municipal, Umutrans, Polícia Militar e a 20ª Ciretran/Detran, além dos agentes de trânsito. O trânsito foi direcionado por meio de cones e os motoristas receberam material orientativo da campanha.
“O trânsito de Umuarama necessita de mais olhos atentos, orientação aos condutores e pedestres e fiscalização. A finalidade do trabalho dos agentes é aumentar a segurança nas ruas e avenidas da cidade e nas ações que o município realiza, seja na parte de educação, de orientação ou fiscalização”, disse a diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer. “Mesmo quando o cidadão comete uma infração e é autuado, estamos buscando o melhor para todos”, completou.
Evitar acidentes e desentendimentos, garantir que o condutor utilize as vagas de estacionamento corretamente, assegurar o direito a vagas especiais às pessoas idosas ou com deficiência, evitar um atropelamento ou acidente de maior porte, e, por fim, reduzir as mortes no trânsito são ações concretas para um trânsito mais seguro.
“Para isso temos agora o reforço dos agentes de trânsito, que desempenharão um trabalho muito importante neste sentido e devem ser vistos pela sociedade como aliados”, comentou o secretário Elizeu Vital. Eles vão atuar em turnos de seis horas, das 7h às 13h e das 12h30 às 18h30 de segunda a sexta-feira, nas manhãs de sábado e em escalas especiais, quando necessário. A Guarda Municipal continuará acompanhando o trânsito local, porém deverá priorizar agora suas demais atribuições.
Neste ano a campanha Maio Amarelo tem como foco conscientizar a população em geral e especialmente motociclistas e idosos – as maiores vítimas dos acidentes de trânsito em Umuarama. O cronograma de ações prevê blitze educativas em pontos de grande movimento, nas entradas e saídas de escolas, distribuição de material educativo, orientação nos grupos do programa Vida Ativa Melhor Idade e na atividade ‘Vou de Bike’, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
Estão previstas ações em escolas e colégios públicos e privados, nas feiras livres e Feira do Produtor, no Lago Aratimbó e nas imediações do campus III da Universidade Paranaense (Unipar), além das blitze em pontos surpresas, a serem definidos ao longo do mês, palestra para motociclistas e idosos e uma simulação de acidente com encenação.