ATENÇÃO

Patrulha Escolar da Guarda Municipal realizou 159 atendimentos em outubro

Data de publicação: 08/11/2024

patrulha

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Efetivo tem atuação especial focada em manter a segurança de estudantes e profissionais da rede de educação

A Rede Municipal de Ensino de Umuarama possui 44 unidades educacionais – são 23 escolas e 20 CMEIs, mais o EJA). Para garantir a segurança de alunos, professores e de toda a comunidade escolar, foi criada em abril de 2024 a Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Umuarama (GMU). De acordo com o relatório de trabalho referente ao mês de setembro, foram realizadas 162 atividades preventivas e de repressão.

O secretário da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), Valdecir Capelli, a Patrulha Escolar é um programa especial desenvolvido e realizado pela GMU. “Os agentes são especialmente treinados para atuar na prevenção e na repressão a crimes e atos infracionais nos domínios das unidades de ensino”, afirma.

Em sete meses de existência a Patrulha Escolar contabiliza 934 ações de proteção da comunidade escolar, como informa o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato. “Os profissionais atuaram na segurança ostensiva de unidades escolares, encaminhando os transgressores para as devidas punições para crimes cometidos no contexto escolar e oferecendo apoio e proteção em situação que possam representar algum tipo de perigo para o cidadão – sejam alunos, pais, equipe pedagógica e demais trabalhadores da educação”, comenta.

Conforme o último levantamento, foram realizadas três atividades repressivas – uma autuação de trânsito em frente à escola, um caso de má-conduta e um episódio de fuga da escola. “Já no quadro de ações preventivas, a Patrulha Escolar realizou 159 ações entre visitas, atividades de sentinela e operações de observação e patrulhamento dentro e fora das escolas, orientações a pais, alunos e diretores e acompanhamento oficial a evento escolar”, observa Rissato.

Uma das ações que têm repercussão positiva entre os alunos são as sessões de bate-papo com os alunos. “Tivemos 16 encontros, todos eles muito produtivos, interativos e tanto alunos quanto professores puderam esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e, o que é melhor, abordamos temas que contribuem para a formação moral de crianças e adolescentes”, registra Rissato.

PATRULHA ESCOLAR – RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS

REPRESSIVAS

PREVENTIVAS

TOTAL

ABRIL

06

139

145

MAIO

11

131

142

JUNHO

03

105

108

JULHO

11

118

129

AGOSTO

13

122

131

SETEMBRO

03

110

113

OUTUBRO

03

159

162

TOTAL

50

884

934

FONTE: SESTRAM/GMU – ABR/OUT 2024

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: