Readequação da Estrada Vermelha está próxima da conclusão

21 de ago de 2021 Serviços Rodoviários
Imagem Readequação da Estrada Vermelha está próxima da conclusão
Readequação da Estrada Vermelha está próxima da conclusão

Quem trafega pela Estrada Vermelha – uma via rural na divisa entre os municípios de Umuarama e Perobal – já sente os efeitos positivos da completa readequação que está sendo executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários. A obra é resultado da parceria entre o município e o Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax), com apoio do governo do Estado.

A readequação faz parte de um pacote de serviços rodoviários contratados no final de 2019 junto ao Cibax, que vem renovando importantes estradas de leito natural (sem asfalto), melhorando a trafegabilidade e facilitando o acesso à zona urbana aos produtores agropecuários e moradores da zona rural, bem como ao transporte escolar.

“É praticamente uma nova realidade”, disse o prefeito Celso Pozzobom. “Estamos trabalhando bastante e cuidando das nossas estradas de uma forma jamais vista na cidade. A qualidade de vida no campo depende, entre outros fatores, das boas condições tanto para escoamento da safra agrícola e da pecuária, quanto para o transporte de estudantes e deslocamento dos produtores rurais aos centros urbanos”, apontou.

O secretário de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, disse que o serviço inclui alargamento, implantação de microbacias e correção e elevação do leito com terra vermelha e cascalho nos pontos mais íngremes, entre a rodovia PR-323 e o entroncamento com a Estrada Amarela. “As equipes já estão chegando na Amarela. Nesta semana, caminhões e máquinas da Prefeitura também estão trabalhando no local, para adiantar a conclusão”, disse. O cascalho que será utilizado na estrada também já foi entregue.

Com esse contrato, a Prefeitura já executou readequação e cascalhamento nas estradas Esperança, Canelinha e Pavão. Após a conclusão da Vermelha, a parceria com o Cibax será estendida para outras obras. “A Prefeitura pretende realizar a readequação da Estrada João Baraniuk, das proximidades de Roberto Silveira até a Estrada Coronel, no povoado de Nova Jerusalém, próximo à divisa com o município de Alto Paraíso”, informou o secretário.

A estimativa é de que o serviço, iniciado em 12 de julho, esteja finalizado na próxima semana. “O ritmo tem sido bom. Avançamos à medida que os proprietários rurais foram recolhendo as cercas. A frente de trabalho utiliza patrola, pá carregadeira, rolo compactador e caminhões”, acrescentou o secretário. “Com um pátio de máquinas bem equipado e uma equipe de servidores comprometida, as estradas rurais de Umuarama estão mudando de patamar em questão de segurança, conforto e durabilidade”, finalizou Pozzobom.

Fotos relacionadas