Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Município implanta galerias pluviais para evitar rompimento de estradas rurais

Compartilhar:
28 de ago de 2021 Serviços Rodoviários
Imagem Município implanta galerias pluviais para evitar rompimento de estradas rurais
Município implanta galerias pluviais para evitar rompimento de estradas rurais

Para eliminar o risco de rompimento do leito, a Estrada Fumaça – entre os distritos de Serra dos Dourados e Roberto Silveira – está recebendo uma galeria pluvial reforçada por duas alas de concreto armado. O secretário de Serviços Rodoviários do município, Mauro Liutti, disse que o local vinha exigindo manutenção constante, após períodos de chuva forte. O serviço começou a ser executado nesta semana e já está sendo finalizado.

Uma passagem de água semelhante foi construída há poucos dias na Estrada União. “Essas tubulações facilitam o escoamento da água que se acumula de um lado da estrada para o outro, sem danificar o leito e prejudicar o trânsito de caminhões e da comunidade da zona rural”, afirmou Liutti. O prefeito Celso Pozzobom tem uma grande preocupação com as estradas, pois é por elas que praticamente toda a produção agropecuária do município é escoada”, completou.

Além da galeria pluvial, a Estrada União também está passando por serviços de readequação. “Com o apoio do prefeito, a Secretaria de Serviços Públicos segue um programa de conservação e melhorias nas estradas rurais. São mais de 600 quilômetros em leito natural (sem pavimento), que exigem cuidado constante”, disse o secretário.

Os serviços mais recentes foram cascalhamento parcial da Estrada Nakata, um ramal da Estrada Baraniuk e a Estrada Desengano (entre Santa Eliza e Roberto Silveira). Em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax), a Prefeitura realiza readequação da Estrada Vermelha, na divisa entre Umuarama e Perobal.

Os serviços compreendem o alargamento das vias, limpeza das laterais e microbacias, correção e às vezes o levantamento do leito e cascalho nos pontos mais íngremes, quando há material disponível. A Desengano foi totalmente readequada entre o distrito de Santa Eliza e a ponte no Ribeirão do Veado, agora a equipe foi para a parte seguinte, em direção ao distrito de Roberto Silveira, com cascalhamento dos trechos críticos.

Em breve, através de parceria com o Cibax, a Prefeitura pretende realizar a readequação da Estrada João Baraniuk, das proximidades de Roberto Silveira até a Estrada Coronel, no povoado de Nova Jerusalém, próximo à divisa com o município de Alto Paraíso. Há poucas semanas foi executada readequação da estrada velha de Lovat.

Visualizar imagens Flickr

Fotos relacionadas

Veja mais