Município implanta galerias pluviais para evitar rompimento de estradas rurais

28 de ago de 2021 Serviços Rodoviários
Imagem Município implanta galerias pluviais para evitar rompimento de estradas rurais
Município implanta galerias pluviais para evitar rompimento de estradas rurais

Para eliminar o risco de rompimento do leito, a Estrada Fumaça – entre os distritos de Serra dos Dourados e Roberto Silveira – está recebendo uma galeria pluvial reforçada por duas alas de concreto armado. O secretário de Serviços Rodoviários do município, Mauro Liutti, disse que o local vinha exigindo manutenção constante, após períodos de chuva forte. O serviço começou a ser executado nesta semana e já está sendo finalizado.

Uma passagem de água semelhante foi construída há poucos dias na Estrada União. “Essas tubulações facilitam o escoamento da água que se acumula de um lado da estrada para o outro, sem danificar o leito e prejudicar o trânsito de caminhões e da comunidade da zona rural”, afirmou Liutti. O prefeito Celso Pozzobom tem uma grande preocupação com as estradas, pois é por elas que praticamente toda a produção agropecuária do município é escoada”, completou.

Além da galeria pluvial, a Estrada União também está passando por serviços de readequação. “Com o apoio do prefeito, a Secretaria de Serviços Públicos segue um programa de conservação e melhorias nas estradas rurais. São mais de 600 quilômetros em leito natural (sem pavimento), que exigem cuidado constante”, disse o secretário.

Os serviços mais recentes foram cascalhamento parcial da Estrada Nakata, um ramal da Estrada Baraniuk e a Estrada Desengano (entre Santa Eliza e Roberto Silveira). Em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax), a Prefeitura realiza readequação da Estrada Vermelha, na divisa entre Umuarama e Perobal.

Os serviços compreendem o alargamento das vias, limpeza das laterais e microbacias, correção e às vezes o levantamento do leito e cascalho nos pontos mais íngremes, quando há material disponível. A Desengano foi totalmente readequada entre o distrito de Santa Eliza e a ponte no Ribeirão do Veado, agora a equipe foi para a parte seguinte, em direção ao distrito de Roberto Silveira, com cascalhamento dos trechos críticos.

Em breve, através de parceria com o Cibax, a Prefeitura pretende realizar a readequação da Estrada João Baraniuk, das proximidades de Roberto Silveira até a Estrada Coronel, no povoado de Nova Jerusalém, próximo à divisa com o município de Alto Paraíso. Há poucas semanas foi executada readequação da estrada velha de Lovat.

Fotos relacionadas