Estradas rurais recebem serviços de manutenção e cascalhamento

28 de jan de 2022 Serviços Rodoviários
Imagem Estradas rurais recebem serviços de manutenção e cascalhamento
Estradas rurais recebem serviços de manutenção e cascalhamento

As estradas rurais de Umuarama estão recebendo manutenção e melhorias, visando garantir boas condições para o deslocamento dos moradores da zona rural, o transporte escolar – que será retomado em breve com a volta às aulas, prevista para 7 de fevereiro – e também para o escoamento da produção agropecuária, um dos pilares da economia do município.

Desde o início da administração do prefeito Hermes Pimentel, em setembro passado, a equipe composta para a Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários tem percorrido a malha viária de leito natural (sem pavimentação) do município e agendado os serviços conforme as demandas apuradas.

Em parceria com o Consórcio Cibax, a Prefeitura está revitalizando cerca de 18 quilômetros da Estrada João Baraniuk, entre a Estrada Coronel e Vila Nova Jerusalém (praticamente até o distrito de Roberto Silveira). “Estamos levantando o leito da estrada, abrindo as caixas de coleta de águas pluviais, quebrando o barranco em alguns pontos e em breve pretendemos cascalhar os trechos mais críticos, graças a essa parceria com o consórcio”, explicou o secretário de Serviços Rodoviários, Osvaldo Borborema Marto.

O trabalho está na reta final e, dependendo das condições climáticas, deve ser encerrado nos próximos dias. “Com o apoio do Cibax, também readequamos recentemente a Estrada Vermelha, na divisa com Perobal, e o resultado foi muito satisfatório”, comentou o secretário.

O diretor de Conservação de Estradas Rurais do município, Gedalvo Pires Gomes, acrescentou que equipes da Prefeitura também trabalham na manutenção da Estrada Jaborandi, entre a Estação de Captação da Sanepar e a Estrada Boiadeira, na parte cascalhada da Estrada Cedro (no distrito de Lovat) e também na Estrada Beija-Flor, partindo da rodovia PR-323.

Os serviços de manutenção são feitos rotineiramente. A malha de estradas é extensa – mais de 600 km – e fica sujeita às intempéries climáticas. “Tanto após as chuvas quanto em períodos de estiagem, as estradas necessitam de cuidados e o prefeito Hermes Pimentel determinou atenção especial com o setor, dada a importância da produção agropecuária e da qualidade de vida na zona rural”, destacou o secretário.

As equipes de Serviços Rodoviários também realizaram serviços nas estradas União e Fumaça, no aterro do Rio do Veado e na Estrada Mandaguara (Lovat), que foi readequada e recebeu cascalho em toda a sua extensão, para melhorar as condições gerais.

Fotos relacionadas