Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Estrada Vermelha será readequada graças a parceria entre Prefeitura e Cibax

Compartilhar:
17 de jul de 2021 Serviços Rodoviários
Imagem Estrada Vermelha será readequada graças a parceria entre Prefeitura e Cibax
Estrada Vermelha será readequada graças a parceria entre Prefeitura e Cibax

Em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax), com apoio do governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), a Prefeitura de Umuarama iniciou nesta semana os preparativos para a readequação de mais uma estrada do ‘pacote’ de serviços contratados no final de 2019. Já foram executados serviços nas estradas Esperança, Canelinha e Pavão. Agora é a vez da Estrada Vermelha, na divisa entre os municípios de Umuarama e Perobal.

Através do convênio, o Estado forneceu patrulha mecanizada com pá carregadeira, rolo compactador “pé de carneiro”, trator de esteira, escavadeira hidráulica, motoniveladora, caminhões basculantes e um caminhão comboio. O equipamento é administrado pelo consórcio, que acolhe os planos de trabalho, e as prefeituras ficam responsáveis pelo combustível e pagamento dos motoristas e operadores.

Segundo o prefeito Celso Pozzobom, a patrulha realizou serviços em estradas rurais de Francisco Alves (cerca de 20 quilômetros), Iporã (18 km) em Umuarama, onde serão revitalizados mais de 30 km de estradas. O secretário de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, lembrou que os serviços foram discutidos com os proprietários rurais em audiência pública. “O projeto atende várias estradas rurais com obras de adequação, realinhamento, drenagem e cascalhamento”, informou.

Nesta semana os donos de propriedades rurais iniciaram a remoção de cercas de arame no trecho que será readequado e as máquinas do Cibax se deslocaram até o ponto onde serão iniciados só serviços de alargamento, construção de caixas de águas pluviais e correção das microbacias. Após os serviços estruturais será aplicada a camada de cascalho nos pontos mais críticos da estrada.

Com essa parceria e também esforços da equipe própria, a administração municipal vem atendendo bem a zona rural. “Já readequamos, cascalhamos e pavimentamos mais de 200 km de estradas, o que só foi possível por conta da renovação da frota de veículos máquinas pesadas do pátio municipal e à prioridade que demos ao setor produtivo e de transporte”, emendou Pozzobom.

Fotos relacionadas

Veja mais