Estrada Amarela recebe melhorias após adequação de trechos mais críticos

7 de mai de 2021 Serviços Rodoviários
Imagem Estrada Amarela recebe melhorias após adequação de trechos mais críticos
Estrada Amarela recebe melhorias após adequação de trechos mais críticos

Um serviço da Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários vai deixar o tráfego mais confortável em um trecho crítico da Estrada Amarela, uma via rural que liga as rodovias PR-489 e PR-323 (por conexão com a Estrada Vermelha), na divisa com o município de Perobal. Depois de realizar a readequação, através de uma empresa contratada pelo município, a Prefeitura cascalhando o trecho com resíduos de construção civil processados pela usina de britagem do município e em seguida aplicando fresado de asfalto para o acabamento.

O fresado – ou rejeito de asfalto – é um material descartado durante os serviços de manutenção de pavimentação, que pode ser tratado e reaproveitado em diversas situações. Neste caso, a fonte é o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que doou ao município 432 metros cúbicos do material para utilização de acordo com as necessidades do setor, resultante de serviços realizados na rodovia PR-468 (entre Umuarama e Mariluz).

O secretário de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, explicou que a estrada está recebendo uma atenção especial, assim como outras vias importantes do município. “Mantemos várias frentes de trabalho para a conservação e melhorias nas estradas. Nossa malha não pavimentada é bem extensa e demanda atenção constante. Na Estrada Amarela, o trabalho está sendo diferenciado porque recebemos esse material do DER e com ele conseguimos fazer um acabamento melhor”, explicou.

O município se responsabiliza pelo transporte, aplicação do material e também pelos cuidados ambientais. O DER solicita que uma comissão acompanhe e fiscalize os procedimentos e depois encaminhe relatório fotográfico. “O processo é bem fundamentado. Agradecemos ao Estado pela doação e utilizaremos o material com todo critério, para que beneficie o maior número de munícipes com melhores condições de vida”, completou o secretário Mauro Liutti, lembrando que a Estrada Amarela serve diversas propriedades rurais para o escoamento da produção agropecuária, o transporte escolar e o deslocamento à cidade, para acesso a bens e serviços.

Umuarama conta com mais de 600 km de estradas rurais que precisam estar em boas condições para garantir trafegabilidade, permitir o deslocamento dos moradores e os transportes. Além de reparos nos problemas que surgem em decorrência da utilização e dos fatores climáticos, a secretaria tem realizado diversas melhorias para aumentar a durabilidade dos serviços de conservação.

Fotos relacionadas