Serviços Públicos

Prefeitura aumenta fiscalização sobre lixo em canteiros no centro

Data de publicação: 07/03/2018

Foto da matéria Prefeitura aumenta fiscalização sobre lixo em canteiros no centro

Diversos setores da administração se reuniram nesta quinta-feira, 1º, na Prefeitura, para buscar alternativas de solução a um problema que tem incomodado bastante a população: o descarte de lixo e materiais recicláveis nos canteiros e calçadas das vias centrais de Umuarama. O setor de fiscalização de posturas do município tem recebido muitas reclamações – inclusive por redes sociais – de que comerciantes ou funcionários de empresas das avenidas Paraná e Maringá, entre outras, têm jogado de forma irregular isopor, plásticos, caixas de papelão, garrafas PET e long neck, além de restos de frutas e alimentos.

A reunião discutiu como a administração vai cobrar, com mais efetividade, o cumprimento da lei e normas que disciplinam a destinação correta dos resíduos. “A maioria dos comerciantes cuida bem do seu lixo, utiliza contêineres, coloca da maneira correta para a coleta de orgânicos e recicláveis, mas alguns desobedecem as normas e causam problemas”, explicou a diretora de Arrecadação e Fiscalização, Gislaine Alves Vieira. Ela relaciona neste meio lojas, bares e restaurantes, entre outros.

O próximo passo é a identificação de grandes geradores, que serão visitados e notificados para o procedimento correto com o lixo. “Dependendo do volume, o próprio gerador dos resíduos é o responsável pela destinação. Já os demais serão orientados sobre os procedimentos corretos”, explicou a diretora. Cientes de sua responsabilidade, os comerciantes da região central serão multados caso insistam em descartar lixo nos canteiros e outros logradouros públicos.

A Secretaria de Serviços Públicos estudará ainda uma reestruturação de dias e horários da coleta de resíduos orgânicos e recicláveis, principalmente durante o final de semana, para evitar que o material permaneça nas lixeiras desde sábado até a manhã de segunda-feira, quando normalmente acontece a coleta. Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Serviços Públicos, incluindo o secretário José Guimarães de Melo; Agricultura e Meio Ambiente; Fazenda (setores de fiscalização e posturas); Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa); Indústria, Comércio e Turismo; Comunicação; e o diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato.