Operação Bairro Limpo retirou 130 toneladas de entulhos do Jabuticabeiras

9 de mai de 2022 Serviços Públicos
Imagem Operação Bairro Limpo retirou 130 toneladas de entulhos do Jabuticabeiras
Operação Bairro Limpo retirou 130 toneladas de entulhos do Jabuticabeiras

Uma megaoperação de serviços públicos foi realizada pela Prefeitura de Umuarama no Parque das Jabuticabeiras durante a última semana. O encerramento da Operação Bairro Limpo aconteceu no sábado (7), das 8h às 13h, e atendeu a centenas de moradores em estrutura montada ao lado da Capela Nossa Senhora de Fátima.

A ação é uma determinação do prefeito Hermes Pimentel para levar serviços diversos aos bairros. “A primeira edição foi no Sonho Meu e agora no Jabuticabeiras, então vimos o quanto a população ficou feliz em poder aproveitar as oportunidades apresentadas, tanto nos serviços de saúde, quanto na revitalização das ruas e avenidas daquela região inteira. Então decidimos que vamos sempre realizar a Operação Bairro Limpo”, afirmou.

O prefeito conferiu os serviços realizados em conjunto por diversas secretarias municipais, como de Habitação, responsável por toda a articulação com as lideranças dos moradores, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente, Saúde, Sestram (Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) e Smel (Esporte e Lazer). “Durante a semana os moradores foram convidados a descartar móveis velhos, deixando na calçada. Foram retirados 32 caminhões de entulhos com mais de 130 toneladas de lixo. Só aí, com essa ação, já conseguimos reduzir possíveis focos do mosquito da dengue, o que tem um significado muito importante para a saúde das famílias”, observou Pimentel.

Durante o sábado, profissionais de saúde realizam 36 testes de glicemia, 28 exames preventivos de colo de útero, 10 solicitações de mamografia, 27 aferições de pressão arterial e 18 testes PSA (para pesquisa de câncer de próstata). “Também foram aplicadas 98 vacinas contra covid e 40 contra a influenza (gripe). A criançada se divertiu muito com as atividades preparadas pelo pessoal da Smel e da Unipar, com brinquedos infláveis, pintura em telas e brincadeiras clássicas como betes e perna de pau. A zumba também faz a alegria dos moradores”, comentou o prefeito.

A Divisão de Engenharia e Sinalização de Trânsito da Sestram executou quase um quilômetro de sinalização horizontal em diversos pontos do bairro e, só em tintas, solventes e microesferas foram investidos mais de R$ 9 mil, sem contar a mão de obra. “Foram feitas pinturas dos meios-fios, podas de árvores, tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo, capina, varrição e troca de tampa de bueiros, entre outros serviços. Agora já estamos iniciando o planejamento para a próxima edição da Operação Bairro Limpo, que será no distrito de Santa Eliza, iniciando os trabalhos dia 16 e encerrando no dia 21 de maio”, acrescentou Pimentel.