Operação Bairro Limpo: Prefeitura amplia serviços no Jabuticabeiras

26 de abr de 2022 Serviços Públicos
Imagem Operação Bairro Limpo: Prefeitura amplia serviços no Jabuticabeiras
Operação Bairro Limpo: Prefeitura amplia serviços no Jabuticabeiras

O sucesso da Operação Bairro Limpo, realizada no Sonho Meu no início do mês, fez com que a Prefeitura de Umuarama já agendasse a segunda edição da força-tarefa para a próxima semana no Parque das Jabuticabeiras, entre os dias 2 e 7 de maio. Além do mutirão de serviços públicos – como limpeza de ruas, coleta de entulhos, poda de árvores, recolhimento de móveis velhos e limpeza de bocas de lobo –, esta edição terá ainda serviços sociais, de saúde e culturais.

O prefeito Hermes Pimentel comenta que a união de forças de servidores de várias secretarias municipais é responsável por levar, até o cidadão, trabalhos e obras que transformam os bairros. “Neste momento, em especial, é muito importante que os moradores possam limpar seus quintais, destinar todos os entulhos, lixo e outros objetos que possam virar criadouro do mosquito da dengue. Inclusive, profissionais da Vigilância vão participar também para orientar os moradores sobre esse assunto”, destaca.

Ele observa que a megaoperação no Jabuticabeiras foi iniciada já no dia 25/04 e inclui ainda capina e pintura de meio-fio, varrição, troca de tampas de bueiros e serviços gerais, em trabalho realizado por profissionais da Secretaria de Serviços Públicos. A Sestram (Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) participa providenciando a recolocação de placas indicativas e revitalização de sinalização de trânsito, a Secretaria de Obras fará operação tapa-buracos e a Secretaria de Meio Ambiente cuida da poda e avaliação de árvores.

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) também vai participar da Operação Bairro Limpo, levando até os moradores a possibilidade de inscrição no programa Água Solidária – antes chamado de Tarifa Social. A Secretaria de Saúde leva vacinação contra covid-19, sarampo e influenza, coletas de exames de PSA (próstata) e câncer de colo de útero, solicitação de mamografias, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Já a equipe de profissionais da Smel (Secretaria de Esporte e Lazer) sempre faz a alegria da criançada com brinquedos infláveis, cama elástica e atividades recreativas. “Vale destacar a parceria com a Unipar, com acadêmicos dos cursos de Medicina e Educação Física, sempre dedicados à nossa comunidade”, pontua Pimentel, acrescentando que o “Dia D” da operação será no dia 7, sábado, concentrando as atividades no Ginásio de Esportes do bairro.

SERVIÇO – OPERAÇÃO BAIRRO LIMPO – Mutirão de Limpeza – Local: Parque das Jabuticabeiras e Nova Esperança – Data: de 25 de abril a 7 de maio de 2022 – DIA D: 7/05, sábado, no Ginásio de Esportes – ATENÇÃO: Moradores devem colocar materiais para descarte em frente às suas casas para serem recolhidos pelas equipes da Prefeitura entre os dias 2 e 6 de maio.